Sexta, 20 de setembro de 2019


(1Tm 6,2-12; Sl 48[49]; Lc 8,1-3) 
24ª Semana do Tempo Comum.

“Quem ensina doutrinas estranhas e discorda das palavras salutares de nosso Senhor Jesus Cristo
e da doutrina  conforme à piedade é um obcecado pelo orgulho,
um ignorante que morbidamente se compraz em questões e discussões de palavras” 1Tm 6,3-4.

“Destacaríamos neste versículo três partes. A primeira fala  ‘quem ensina doutrinas estranhas e discorda das palavras do Nosso Senhor Jesus Cristo’. Em momento algum do evangelho Jesus proíbe estudar doutrinas filosóficas. Entretanto, entre estudar alguma coisa e adotar ou ensinar, discordando das palavras de Jesus, vai uma grande distância. Outra parte que destacaríamos é: ‘doutrina conforme à piedade’. O que é piedade? É o amor, o perdão, a compaixão, a empatia. Qualquer filosofia, pois, que adotemos, e que seja contrária a estas virtudes, está fora do Cristianismo. A última parte do versículo ‘é obcecado pelo orgulho, um ignorante que se compraz morbidamente em questões e discussões de palavras’ nos alerta para uma tentação muito grande e comum: nos consideramos ‘donos da verdade’. Aquele que tem a paciência de escutar o seu próximo, mesmo quando diverge dele, porque se considera superior, no sentido de que pensa abraçar a verdade, enquanto o outro é um ‘pobre coitado’, que ainda não descobriu o ‘caminho da verdadeiro’, não é senão um orgulhoso, arrogante e ignorante. Porque podemos ser fiéis às nossas crenças e aos nossos valores, sem, no entanto, desprezar os nossos irmãos que abraçam crenças e valores diversos. Mesmo os maus, os céticos, os egoístas, respeitam as pessoas bondosas, retas, íntegras, compreensivas, complacentes e amorosas. E ninguém tolera aqueles que vivem a pregar sermões, a apontar erros e a alardear o seu ‘caminho verdadeiro’. – Pai de Infinita Bondade, dai-nos a força de, num mundo adverso, conservar-nos no Caminho de Cristo, sem jamais desconsiderar aqueles que trilham outras veredas. Enchei os nossos corações de piedade e complacência. Amém (Maria Luiza Silveira Teles – Graças a Deus [1995] – Vozes).  

Pe. João Bosco Vieira Leite