Segunda, 11 de março de 2019


(Lv 19,1-2.11-18; Sl 18[19]; Mt 25,31-46) 
1ª Semana da Quaresma.

“Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos?
Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar” Mt 25,38-39.

“Você gosta de ir a Hospitais visitar doentes? Você gosta de dar esmolas? Você gosta de hospedar pobres, em sua casa? São questões pertinentes... elas nos preocupam, pois não estamos fazendo nada disto, a maioria das vezes. Moramos numa cidade do Nordeste, e a nossa casa era muito visitada e hospedada. Quase todo mês recebíamos uma pessoa, de outros estados e até de outros países. Uma dessas visitas chegou a ficar três meses. Não foi fácil dizer para aquela visita que estamos precisando do quarto para hospedar outra pessoa que nos procurava, na época. Acolher alguém em nossa casa é gostoso, quando sabemos que estamos servindo. Por outro lado, pode ser um grande problema, quando alguém se vale de nossa boa vontade e explora. Como obedecer a ordem de Cristo? Como acolher o peregrino em nossa casa? Os dias de hoje são bem diferentes dos dias em que viveu Cristo. De que outra alternativa lançaremos mão para ajudar o necessitado? É uma questão ser estudada por cada cristão. Cooperar com as campanhas de agasalhos, alimentos, seria uma das opções escolhidas, já que não temos condições físicas de receber pessoas em nossa casa, pelo espaço físico, muitas vezes. Dias atrás conversava com um pastor capelão de um hospital em Porto Alegre. Ele me fava da importância de uma visita para um dos enfermos do hospital onde ele trabalha. Por alguns momentos ele se esquece dos seus temores e se sente confortado e lembrado. – Senhor meu Deus, eu quero fazer a tua vontade. Abre a minha mente e coração para que eu possa achar alternativas de ajuda ao meu próximo. Amém” (Martinho Lutero e Iracy Dourado Hoffmann – Graças a Deus [1995] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite