Quarta, 13 de março de 2019


(Jn 3,1-10; Sl 50[51]; Lc 11,29-32) 
1ª Semana da Quaresma.

“Vendo  Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez” Lc 3,10.

“Jonas, o profeta, recebera de Deus a tarefa de ir à cidade de Nínive, capital da Assíria, junto ao rio Tigre, e que possuía uma população de 120 mil pessoas que não sabiam discernir entre a mão direita e a esquerda, provavelmente crianças. O profeta, porém, desobedece a Deus e procura fugir para Társis, que ficava a três mil quilômetros de distância, hoje Espanha. Contudo, ao navio no qual fugia, sobreveio uma tempestade. Foi, então, lançado ao mar e um enorme peixe o engoliu. Depois de ser lançado pelo peixe no litoral, veio uma segunda ordem, agora Jonas vai a Nínive e proclama que a cidade seria destruída dentro de quarenta dias. A pregação dele surtiu efeito. A população, desde a pessoa mais simples até o rei, arrependeu-se e demonstrou este arrependimento fazendo um jejum e clamando por perdão. E Deus, vendo a reação daquelas pessoas, desistiu de destruí-las e concedeu-lhes o perdão. Assim como Jonas foi e pregou a Nínive, nós, cristãos, recebemos de Deus a tarefa de anunciar o seu Evangelho a todas as criaturas. Para tanto, precisamos anunciar a boa notícia do seu amor aos que nos cercam e enviar missionários, através da Igreja, aos lugares onde não podemos ir pessoalmente para que lhes seja anunciado que somente há salvação em Jesus Cristo. Que eu e você não sejamos desobedientes à ordem de Cristo. Que nós, confiando nas promessas divinas, anunciemos o seu amor na certeza de que, assim como em Nínive, pessoas virão a se arrepender e receber o perdão divino. Amém. -  Senhor Deus, perdoa as muitas vezes que nós temos fugido, à semelhança de Jonas, da tarefa de anunciar tua Palavra aos que nos cercam. Ajuda-nos para que possamos, com a orientação do teu Espírito Santo, aproveitar as oportunidades que surgirem para que o nosso testemunho conduza outras pessoas ao arrependimento e a confiar no perdão que Cristo nos conquistou. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite