Quinta, 27 de dezembro de 2018


(1Jo 1,1-4; Sl 96[97]; Jo 20,2-8) 
Oitava de Natal – São João Evangelista.

“Isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho, Jesus Cristo” 1Jo 1,3.

“Neste final de ano, período em que normalmente as pessoas estão com um pouco mais de tempo para refletir, quem sabe ouvir a mensagem de fé e esperança possa trazer a você a inspiração para anotar no seu bloquinho aquelas coisas que devemos incluir nas ações do ano que está para chegar. Já vimos muito no ano passado e já ouvimos tantas coisas. E é assim que vivemos, lembrando do que vimos e ouvimos e repassamos aos nossos o que de bom podemos tirar de tudo isso. Assim está fazendo João na sua epístola. Ele está anunciando aquilo que viu e ouviu a respeito de Jesus, da sua vida, dos seus milagres, das suas palavras, da sua morte, da sua ressurreição. Este é um assunto capaz de unir e trazer comunhão às pessoas. A mensagem do Evangelho é de amor. Portanto, falar do amor de Deus para com a humanidade é uma forma de unir as pessoas em torno deste mesmo objetivo que é o de viver esta palavra na prática, nas relações com o próximo no dia a dia. Num mundo tão cheio de ódio, de egoísmo, de ganância, de violência, tudo que precisamos é que esta mensagem de Jesus abra e encha o nosso coração de coisas boas. Caro(a) amigo(a), vá anotando no seu bloquinho algumas atividades para o próximo ano: ler mais a Bíblia, juntar as mãos e orar diariamente, reunir a família para um momento de devoção, reunir os amigos para uma hora de louvor, cantar mais, amar melhor, ir ao encontro daqueles que têm necessidades, pensar mais nos outros e menos em si e fortalecer a fé no Salvador Jesus. Já é uma boa lista para começar. Com toda certeza, Deus vai caminhar contigo e também vai te abençoar. Não pelo que você vai fazer, mas pela fé dentro do coração. – Dá força a todos nós, Senhor, para que, com disciplina, mudemos o nosso comportamento, a nossa vida e a vida dos nossos amigos para melhor. Amém (Sônia de Fátima Marani Lunardelli – Meditações para o dia a dia (2017) – Vozes). 

Pe. João Bosco Vieira Leite