Sábado, 15 de dezembro de 2018


(Eclo 48,1-4.9-11; Sl 79[80]; Mt 17,10-13)
2ª Semana do Advento.

“Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a!” Sl 80,15.

O nosso salmo 80 é cantado de forma poética em nossa liturgia do Advento num antigo canto cuja refrão nos diz: ‘Arrancastes do Egito esta videira e expulsaste muita gente pra plantá-la. Diante dela preparaste terra boa, vinde logo, Senhor, vinde depressa pra salvá-la!’. Aqui está a história de Israel contada com uma melodia bela e triste ao mesmo tempo, pois nos põe a descoberto a escolha de Deus de cada um de nós, mas do descuido que fazemos desse dom maior, precisando recorrer à sua misericórdia, apelando para o seu coração amoroso. Preste atenção ao canto, leia o salmo e esse comentário para entender a beleza aí escondida.
“O salmo 80 concentra-se em duas imagens vívidas que descrevem o relacionamento de Deus com seu povo. Primeiro, Asafe retrata Deus como Pastor de Israel (v. 1) e pede ao Senhor para conduzir seu povo em sua crise atual, assim como havia conduzido pelo deserto. A nação de Israel se dividiu após a morte do rei Salomão. Desse momento em diante, as dez tribos do norte foram chamadas de Israel, e as duas tribos do sul foram chamadas de Judá (o nome da tribo maior). Israel, ao norte, afastou-se decisivamente do Senhor, e cerca de duzentos anos mais tarde (em 722 a.C.) o juízo veio. O poderoso exército assírio conquistou as tribos do norte e as enviou para o exílio. Foi esse desastre que levou o membro da família de músicos de Asafe a escrever o salmo 80 e a apelar pela ajuda de Deus. Deus, como Pastor de Israel, foi chamado para resgatar e restaurar suas ovelhas dispersas. A segunda imagem que Asafe usou foi a de uma videira: Israel é a vinha do Senhor que, por sua vez, é quem cuida dela. Deus havia cuidadosamente transplantado Israel da escravidão no Egito para a abundância da Terra Prometida (vv. 8-11). Deus havia feito todo o possível para alimentar seu povo, e era justificável que ele esperasse uma colheita abundante de frutos espirituais. Israel, no entanto, ‘só deu uvas azedas’ (Isaías 5,2). Jeremias chamou o povo de Deus de ‘uma videira degenerada e selvagem (Jeremias 2,21). O cuidador esforçou-se imensamente para cultivar a videira, mas ela se recusou a dar bons frutos. Deus ficou com apenas uma opção: a videira tinha de ser podada e severamente purificada, voltar a ser um simples toco. Deus estava fazendo um trabalho muito difícil na parte norte de Israel, e Asafe percebeu que seu próprio povo em Judá estava indo pelo mesmo caminho. Então Asafe orou a Deus para que Ele voltasse, olhasse para baixo e visitasse sua vinha (Salmo 80,14). Ele pediu que Deus começasse a restaurar a vinha ao lugar de fecundidade, bênção e obediência.  Como você ora pelas pessoas que estão sentindo a mão purificadora e disciplinadora de Deus? Normalmente pedimos a Deus para socorrê-las. Talvez devêssemos orar para que Deus faça uma obra completa a fim de que elas saiam da experiência mais frutíferas do que nunca. Jesus usou tanto a imagem do pastor quanto à da videira para retratar a si mesmo. ‘Eu sou o bom pastor’, disse ele em João 10,11. ‘O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas’. Mais tarde, em João 15, Jesus disse aos seus discípulos: ‘Eu sou a videira; vocês são os ramos’ (v. 5). O Senhor ainda poda e limpa os ramos, não para nos ferir ou punir, mas para nos levar a dar mais frutos. Somos parte do Reino de Deus quando habitamos e permanecemos na videira. Ele produz frutos espirituais em nós enquanto permanecemos próximos a ele. [...] O salmo 80 foi o clamor de um homem por uma poderosa obra de Deus em avivar sua nação. Eu gostaria de saber em que estágio estamos como nação. Eu me pergunto o que moverá nosso coração e nossa vontade para o próximo nível” (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil). 

Pe. João Bosco Vieira Leite