Sexta, 7 de setembro de 2018


(1Cor 4,1-5; Sl 36[37]; Lc 5,33-39) 
22ª Semana do Tempo Comum.

“Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança” Sl 37,3.

“Quando eu era criança, o homem mais rico da cidade não se preocupava com Deus. Ele dirigia um carrão, fumava charutos grandes, contava piadas sujas na barbearia (mesmo quando havia crianças por perto). Ele fazia todas as coisas que haviam me dito que eram ‘mundanas’. Isso me incomodava. Eu não me incomodava porque fazia coisas mundanas; o que me incomodava era que ele era muito rico, muito bem-sucedido. Nossa família estava sempre no sufoco por causa do dinheiro. Confiávamos em Deus, mas não parecia termos muita recompensa por isso. Eu ainda fico incomodado com o sucesso de pessoas más e corruptas. Diretores de empresas desviam dinheiro de grandes corporações para financiar seu estilo de vida luxuoso. Terroristas detonam bombas, atiram em vítimas inocentes ou organizam ataques mortais e nunca parecem pagar pelo que fizeram. Marido fere a esposa, pais abusam dos filhos, empregadores roubam seus empregados, sonegadores não pagam impostos – e as pessoas honestas raramente, ou nunca, são reconhecidas. É aí que o salmo 37 nos ajuda. Como reagimos quando a vida parece tão injusta? Não pode ser com irritação ou ira por causa das injustiças da vida (v. 8). A resposta adequada é se recusar a ser como os ímpios. O que Deus nos chama a fazer em primeiro lugar é desenvolver a confiança nele: confiar nele, deleitar-se nele, comprometer-se com ele. A próxima resposta é cultivar a fidelidade em nossa vida – identificar-nos com os justos, não com os ímpios. O salmo 37 nos diz como fazer isso” (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil). 

 Pe. João Bosco Vieira Leite