Segunda, 24 de Setembro de 2018


(Pr 3,27-34; Sl 14[15]; Lc 8,16-18) 
25ª Semana do Tempo Comum.

“Senhor, quem entrará em vossa casa e no vosso monte santo habitará?” Sl 15,1.

“No discurso bíblico, os tolos não são necessariamente estúpidos; em vez disso, são pessoas que não se importam nada com Deus. Da mesma forma, os sábios não são necessariamente os gênios; são homens e mulheres que se importam muito com Deus. Davi escreveu o salmo 15 para lembrar os adoradores de que Deus chama seu povo a viver de tal modo a agradar a Deus. Graça e misericórdia estão certamente à nossa disposição quando falhamos, mas nossa vida também deve ser marcada pelo caráter santo de Deus a quem servimos. Em reação à pergunta: ‘Quem habitará no teu santuário?’ (v. 1), Davi deu a resposta como se o próprio Deus estivesse falando. Aqui estão dez pontos fundamentais para uma vida que honra a Deus (uma ligação clara, a meu ver, com os dez mandamentos de Deus no êxodo 20):  1. Integridade. Andar de forma irrepreensível [correto ou irrepreensível não significa sem pecado; significa que lidamos correta e rapidamente com o pecado].2. Fazer o que é certo. Em nosso trabalho, em nosso relacionamento, na Internet. 3. Veracidade. Nos relatórios financeiros de nossa empresa e em nossa declaração de imposto de renda. 4.Palavras cautelosas. Não somos fofoqueiros nem caluniadores. 5. Bondade. Nosso próximo fala bem de nós. 6. Sem insultos. De colegas de trabalho dos quais não gostamos, de motoristas que nos cortam no trânsito, de homens e mulheres com opiniões, etnia ou convicções políticas diferentes. 7. Discernimento. Não saímos para passear com pessoas ímpias, mas nos mantemos próximos de pessoas que honram a Deus. 8. Fidelidade. Cumprimos nossas promessas – feitas aos outros, ao banco e nosso cônjuge, mesmo quando dói fazer isso. 9. Sem ganância. Emprestamos [e damos] com generosidade. 10. Sem corrupção. Nosso chefe, nosso cônjuge, nosso pastor pode nos observar durante o dia todo que não encontrarão nada que desagrade a eles ou a Deus. Lista pesada. Isso significa que Deus aceita apenas o perfeito? Às vezes, não consigo cumprir bem essa lista. Davi (que não conseguiu cumprir a lista muitas vezes) não está dizendo que somos salvos quando somos bons. Ele está dizendo que essas são as marcas daqueles que querem se aproximar cada vez mais de Deus. Como cristãos, não somos chamados à felicidade, em primeiro lugar; somos chamados à santidade – uma vida pura, transparente. O que dizemos na igreja no domingo deve corresponder ao modo como vivemos em nosso trabalho na segunda-feira. Homens e mulheres que vivem desse modo não serão abalados.” (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil). 

 Pe. João Bosco Vieira Leite