Quarta, 19 de setembro de 2018


(1Cor 12,31—13,13; Sl 32[33]; Lc 7,31-35) 
24ª Semana do Tempo Comum.

“Pois veio João batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ Veio o Filho do homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberão, amigos dos publicanos e pecadores!’” Lc 7,33-34.

“Sempre haverá quem nos criticará e condenará. Porque, conforme o ditado popular: ‘cada cabeça, uma sentença’. Pobre de quem viver querendo corresponder a todas as expectativas alheias! Fica como uma corda bamba, pisando em ovos, dilacerando a si próprio, abrindo mão de seus desejos, de seus sonhos, de seus valores, para, mais tarde, depois de morto por dentro, descobrir que, ainda assim, dedos maldosos são apontados para si, com alguma espécie de condenação. O importante é que vivamos de acordo com a nossa consciência e respeitando o nosso semelhante. Respeitar não significa ser como ele, ou fazer como ele. Respeitar é aceitar e acolher o outro como ele é e como ele pensa. Para nossa felicidade e para nosso equilíbrio emocional, é importantíssimo que nos guiemos por nossa própria cabeça e pelos conselhos, cheios de sabedoria, que nos deixou o Senhor, seus profetas e seus apóstolos. Devemos estar muito ocupados com nosso desenvolvimento moral, intelectual, espiritual, de tal forma, que não nos sobre tempo para repararmos no comportamento dos outros ou no que dizem a nosso respeito. Há um pequeno detalhe que nos chama a atenção neste versículo de Lucas: o povo comentava que Jesus andava com os pecadores. Que bom! Pecadores somos todos nós, não? Que bom saber que ele estará sempre conosco, pois somos nós, os pecadores, que mais precisamos de sua bondade, de sua solicitude, de seu perdão” – Jesus, Mestre amigo, ensinai-nos a reconhecer a possibilidade de erro em nós e em nossos irmãos, sem jamais condená-los. Que possamos, apenas, com amor, procurar repará-los e ajudar os outros a fazê-lo. Amém.  (Maria Luiza Silveira Teles – Graças a Deus (1995) – Vozes). 

 Pe. João Bosco Vieira Leite