Terça, 24 de setembro de 2024

 (Pr 21,1-6.10-13; Sl 118[119]; Lc 8,19-21) 25ª Semana do Tempo Comum.

“Jesus respondeu: ‘Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus

e a põem em prática’” Lc 8,21.

“O verdadeiro parentesco de Jesus não se funda na carne, mas no espírito. A comunidade com Jesus, mais que no sangue, está em escutar e tornar realidade a palavra de Deus. Maria é mãe de Jesus pelo sim total e absoluto que deu à palavra de Deus: ‘Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lucas 1,38). O texto não é uma rejeição a Maria, é sobretudo um louvor. Ela foi ‘sim’ à luz e deu à luz a Luz do mundo; não se apropria dela, entregou-a e o próprio ato de entregar a Luz torna-a mãe e irmã de todos os que, seguindo suas pegadas, são um sim à palavra e um exemplo para a ação da Igreja. Jesus Cristo aproveita aquela oportunidade, não para negar o afeto filial e de piedade para com os seus, mas para comparar o simples afeto familiar ‘humano’, ao outro afeto da grande família cristã baseado no ‘sobrenatural’. Temos aqui um belo exemplo que o próprio Jesus nos propõe: sua Mãe Santíssima como exemplo supremo de uma escuta atenta da palavra de Deus. Podemos ler no Evangelho de São Lucas: ‘Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração’ (Lucas 2,19). ‘Sua mãe guardava todas essas coisas no seu coração’ (Lucas 2,51). Belo exemplo que lhe dá sua Mãe celeste; você deve imitá-lo:

·         Escutar a palavra de Deus, prestar-lhe atenção, lê-la com vagar e com gosto, aproveitando todos os momentos que o Senhor lhe apresenta quer nas homilias, quer em qualquer outro comentário escriturístico;

·         Meditar a palavra de Deus; não basta escutá-la ou lê-la; é preciso meditar o que se escuta ou se lê; você precisa aprofundar o sentido da palavra de Deus e ir aplicando-a às diversas circunstâncias de sua vida.

·         Cumprir a palavra de Deus; somente assim transforma-se em vida; não basta, pois, que você conheça a palavra de Deus, que a medite em seu coração, se você não age assim no sentido de levá-la à prática; a estes precisamente, aos que cumprem a palavra de Deus, lhes é prometida a felicidade e são eles os que verdadeiramente pertencem à família de Jesus, e a esses ele ama com um amor profundo”     

(Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

Pe. João Bosco Vieira Leite