Sexta, 13 de setembro de 2024

(1Cor 9,16-19.22-27; Sl 83[84]; Lc 6,39-42) 23ª Semana do Tempo Comum.

“Hipócritas! Tira primeiro a trave do teu olho e então poderás enxergar bem

para tirar o cisco do olho do teu irmão” Lc 6,42b.

“A comparação e a afirmação de Jesus não poderiam ser mais concretas; às vezes e muitas vezes fixamo-nos no próximo, vemos nele toda série de defeitos; e como nos doem os defeitos dos outros e quão feios nos parecem! No entanto, esses mesmos defeitos e ainda maiores em nós mesmos parecem-nos insignificantes e mesmo, de certo modo, achamo-los justificáveis. Os outros são neurastênicos; nós somos pessoas de caráter. Os outros são ambiciosos; nós procuramos controlar-nos. Os outros são sensuais e comodistas; nós somos prudentes. Os outros não enxergam a realidade; nós somos clarividentes. Jesus diz que nós somos tão exigentes como os outros e aumentamos de tal forma seus defeitos, que vemos neles até as mais insignificantes minúcias, enquanto nós temos a vista clara e limpa, sendo a verdade completamente diferente: o cisco está no olho do próximo, mas no nosso temos uma viga. Para julgar a respeito da limpeza de sua consciência, não se compare com os outros, mas compare-se com Deus, com o que Deus deseja de você. Não pergunte aos outros como deve ser, mas pergunte ao Senhor como ele quer que você seja. Deveria você constantemente repetir a oração e a atitude do profeta Samuel: ‘Falai (...), vosso servo escuta’ (1Samuel 3,10). Deus quer de você que se vá purificando cada vez mais; não basta não estar sujo com a sujeira do pecado; é preciso ir limpando-se cada vez mais; não basta não pecar, é preciso praticar a virtude positivamente; não basta não odiar, é preciso amar. Os homens julgarão você se não for mau; Deus exigirá de você que seja bom; os homens se contentarão com que você não pratique o mal, Deus leva você a praticar o bem; você não deve fixar-se somente no mal que tenha feito, quando você examinar sua consciência, sobretudo deve analisar o bem que você não fez, tendo condições de fazê-lo” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

Pe. João Bosco Vieira Leite