Terça, 12 de setembro de 2023

(Cl 2,6-15; Sl 144[145]; Lc 16,12-19) 23ª Semana do Tempo Comum.

“Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite em oração a Deus” Lc 6,12.

“A vida de Jesus foi de uma atividade fora do comum, de um apostólico dinamismo inalcançável por nós e, no entanto, apesar de tudo isso, Jesus ‘passava a noite em oração a Deus’, e Jesus não fez isso só uma vez, de quando em quando, algo assim como às vezes nós fazemos por exemplo uma ‘noite heroica’ por um motivo ou por outro. O evangelho repete-nos, várias vezes, que Jesus ‘passava a noite em oração’, ou ‘retirava-se numa montanha para orar’. Você deve orar como uma exigência íntima de seu próprio coração; não suspenda o tempo que deve destinar à oração, mesmo que seja com o pretexto do apostolado; aprenda a deixar os homens por Deus, para que em seguida você possa dar Deus aos homens. Não caia no erro nefasto de pensar que tudo que se faz a Deus é oração e, assim, lançar-se a um torvelinho de coisas que não deixam tempo nem apetência para a oração. Tudo o que se faz por Deus será oração, se verdadeiramente se faz por Deus; mas não poderá fazer-se verdadeiramente por Deus, se, antes de realizar a ação, não se lhe tiver dado vida por meio da oração. De tudo isso você pode deduzir que a oração, mais que um ato, um momento, uns minutos, é um ambiente no qual se deve desenvolver a atividade do homem cristão; é a respiração da alma que não pode ser suspensa, que em seu espirar e inspirar tem Deus presente, é olhar fixamente e com doçura o rosto de Deus, e não tirar a vista dele em nenhuma circunstância, por mais amarga e contrária seja. Porém, se a oração é um ambiente, o ato e o exemplo que Jesus nos dá de afastar-se para orar, convence-nos de que é preciso destinar à oração determinados momentos no dia e na semana, nos quais você se dedique à oração, à meditação da palavra de Deus de um modo exclusivo e de um modo intensivo; devem ser os momentos fortes de sua vida nos quais você viva suas relações com Deus de modo consciente, profundo e intenso. Quanto maiores forem os problemas que o/a preocupem e as angústias que o/a façam sofrer, tanto mais deve rezar e tanto melhor deve ser sua oração. Seja uma pessoa que se dedica à oração e você será uma pessoa espiritual” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

Pe. João Bosco Vieira Leite