Quarta, 13 de setembro de 2023

(Cl 3,1-11; Sl 144[145]; Lc 6,20-26) São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja.

“Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele,

revestidos de glória” Cl 3,4.

“Aos olhos humanos, ele foi apenas um homem. Porém, em toda a sua existência terrena, do nascimento à terrível morte na cruz, Ele ultrapassou de tal modo as dimensões do humano, que abriu para nós uma porta e nos deixou entrever a transcendência da existência humana (cf. Rudolf Schnackenburg). É verdade que Ele foi um sinal de Deus nesse mundo; mas é verdade, também, que Ele foi um sinal do verdadeiro humano, do humano plenamente realizado, do humano embebido de graça e beleza divinas. Com a sua humanidade, Ele nos fez perceber a profundidade e a riqueza da existência humana. Com a sua humanidade, ele mostrou como é o verdadeiro humano criado à imagem e semelhança de Deus. Mais ainda. Com a sua ressurreição, Ele mostrou para qual realidade nós fomos chamados. Tem razão aquele apresentador de TV quando diz que nós, humanos, somos ‘mal-acabados’. De fato, ainda não somos aquilo que Deus sonhou para nós. Ainda não alcançamos aquela beleza e aquela graça para a qual fomos chamados. Agora, porém, já não temos mais desculpas. Jesus é nosso modelo, o exemplo que podemos e devemos imitar. Por tudo isso é que Paulo nos diz que a ‘nossa vida está escondida com Cristo em Deus’. Por isso Paulo nos exorta a abandonar os vícios de uma humanidade decaída e a abraçar cada vez mais as virtudes de uma nova humanidade, de uma humanidade que se espelha em Cristo e nele busca sua inspiração e sua renovação (Cl 3,1-11). Portanto, não percamos mais tempo. Em Cristo uma nova vida está a nossa disposição – uma vida transfigurada pelo amor divino e pela força do Ressuscitado. – Criaste-nos a tua imagem e semelhança; queria-nos transparentes para a tua graça e o teu amor; o pecado, porém, tornou-nos opacos e assim repercutimos a tua glória. Agora, pois, pedimos: socorre-nos, Senhor! Ajuda-nos para que sejamos verdadeiramente imagens da tua beleza e da tua bondade. Amém (Marcos Daniel de Moraes Ramalho – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite