(Ag 1,1-8; Sl 149; Lc 9,7-9) 25ª Semana do Tempo Comum.
“... mas subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; ela me será
aceitável, nela me glorificarei,
diz o Senhor” Lc 9,8.
“O nome Ageu significa ‘aquele
que nasceu em dia de festa’. Depois de o édito de Ciro ter concedido aos
deportados licença para regressarem à pátria, com a finalidade de reconstruírem
o Templo, começou o retorno dos israelitas exilados à Judeia. Mas estes
encontraram, ao chegar, uma situação precária, sobretudo porque a maioria dos
Judeus que tinham permanecido na terra não os via com agrado. De fato, muitos
dos que tinham permanecido, tinham-se apoderado das casas e dos bens dos
exilados. Ageu encoraja e ampara Zorobabel e Josué, os responsáveis pelos
judeus retornados, na obra da reconstrução do Templo de Jerusalém, o qual foi
inaugurado no ano de 515 a.C., pouco mais de vinte anos depois do
regresso. [Compreender a Palavra:] O
texto não traz a vocação do profeta Ageu, mas subentende-a. Deste profeta, de
resto, não sabemos praticamente nada, senão que se identifica completamente com
a sua mensagem. A leitura de hoje evidencia a missão principal confiada por
Deus a este homem, ligada à reconstrução do Templo, garantia de uma nova
habitação de JHWH no meio do seu Povo. Na perspectiva da pregação de Ageu não
está o Templo como lugar de sacrifícios, mas como morada do Senhor e, portanto,
como lugar de encontro da comunidade com o Deus da Aliança, presente com a Sua
graça. O povo diz, ‘Não chegou ainda o tempo de reconstruir o templo do
Senhor’, porque somos muito pobres. Mas Ageu responde: Vós sois pobres porque
não reconstruís o Templo. Nele, de fato, é possível encontrar o Senhor, que dá
alimento a todas as Suas criaturas. O profeta compreende a importância do
Templo, enquanto lugar capaz de dar significado à vida de cada um e das
comunidades, de restituir a coragem que tinha esmorecido. A sua reedificação
pode marcar uma reviravolta na consciência do povo e na capacidade de
recuperação, sob todos os pontos de vista” (Giuseppe Casarin – Lecionário
Comentado [Tempo Comum – Vol. 2] – Paulus).
Pe. João Bosco Vieira Leite