Quinta, 20 de julho de 2023

 (Ex 3,13-20; Sl 104[105]; Mt 11,28-30) 15ª Semana do Tempo Comum.

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos,

e eu vos darei descanso” Mt 11,28.

“No final de cada dia de trabalho podemos ver o cansaço estampado na fisionomia das pessoas. As filas nas paradas de ônibus nos mostram pessoas cansadas. O trabalhador que volta de sua jornada de trabalho não esconde o cansaço. Em toda a parte vemos pessoas estressadas. Há outro tipo de cansaço estampado nas pessoas. É motivado pelos problemas, dificuldades, enfermidades, preocupações e decepções da vida. Faz fugir o sono, afasta a alegria. Pode ser percebido na fisionomia do rosto, e se expressa nas palavras e nos gestos. É o cansaço do sofrimento humano. A todas essas pessoas Jesus Cristo tem uma palavra a dizer: ‘Vinde a mim vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos darei descanso’. Quem faz este convite não é um homem qualquer, mas o próprio Deus na pessoa de seu Filho. ‘Vinde a mim’ é o seu convite. Convite agradável que soa bem aos ouvidos e agrada aos corações. Convite que traz consigo algo substancioso para dar aos seres humanos. Convite sincero, pois vem da parte de Jesus Cristo. Convite que responde às necessidades da alma humana, pois oferece alívio e descanso. Convite gracioso, pois tudo que pede dos seres humanos é que o aceitem. E, quem o aceita, desfruta os benefícios que oferece. Convite urgente. Que ninguém demore em levar os problemas que o afligem a Jesus Cristo. ‘Vinde a mim’ é o seu convite! Dirigido a ti. Ele conhece todos os teus problemas e necessidades. Ele deseja te acompanhar em cada passo da vida, sempre oferecendo a sua companhia e assistência na jornada da vida. O que farás com tão grande oferta da parte de Jesus Cristo? Aceita o presente. Reconheça, erga os braços e solicite sempre a presença de Jesus. Ele é o bom amigo e conselheiro. Ele carrega os fardos pesados. Ele, na cruz, tudo fez por ti e por mim. Ele é o Salvador de todos. – Senhor! Estamos atendendo ao teu convite. Sara nossas feridas. Amém (Arnaldo Hoffmann Filho – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite