Quarta, 19 de julho de 2023

  (Ex 3,1-6.9-12; Sl 102[103]; Mt 11,25-27) 15ª Semana do Tempo Comum.

“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos

e as revelastes aos pequeninos” Mt 11,25.

“Os mais sublimes mistérios do reino messiânico são revelados aos simples e aos humildes, aos ‘pequenos’, isto é, àquele que se têm por pequenos, mas que na realidade são os únicos grandes na presença de Deus. No entanto, o mais recôndito do amor de Deus fica oculto aos soberbos, aos que têm a si próprios por grandes e poderosos. Já nos tempos de Jesus, os escribas e fariseus pela soberba e autossuficiência não conseguiram compreender a messianidade de Jesus e, no entanto, os apóstolos, simples e pobres, homens do povo sofrido, sem maior cultura, de coração humilde, que não eram presunçosos de si mesmos, porque não tinham de que presumir-se, tiveram acesso às mais íntimas conversas e trato com o Senhor. Se eu quiser penetrar no coração divino de Jesus, deverei deixar-me levar pelo amor, pela ação do Espírito Santo, não pretender tanto eu ‘fazer’, quanto ‘deixar-me fazer’ pelo Espírito” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

Pe. João Bosco Vieira Leite