Sexta, 29 de julho de 2022

(1Jo 4,7-16; Sl 33[34]; Jo 11,19-27) 

Santa Marta, Maria e Lázaro, discípulos de Jesus. 

“Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão” Jo 11,19.

“Seria fazer injustiça àquela que ‘escolheu a melhor parte’ reservar uma ‘memória obrigatória’ no calendário litúrgico a santa Marta sem incluir Maria, somente porque houve época em que esta foi identificada na liturgia ocidental como Maria de Magdala, e com a harmonia pecadora do evangelho de Lucas. Hoje, de acordo com a Igreja oriental, tal identificação não mais é aceita e, em seguida à revisão do Calendário dos santos (de 1970), ao menos os beneditinos podem festejar conjuntamente as duas irmãs de Betânia: Marta (o nome em aramaico significa ‘senhora’) e Maria, bem como seu irmão Lázaro, que era comemorada em 17 de dezembro. Assim a família, tão estimada por Jesus e da qual foi apreciado hóspede, reuniu-se também no calendário. A santidade de Maria está fora de discussão. É considerada, de fato, modelo evangélico da alma contemplativa, ainda que Marta tenha tido preeminência nesse dia, como se quisesse recompensá-la pela solicitude para com o Mestre. ‘Senhor’, ela diz a Jesus, ‘a ti não importa que minha irmã me deixe assim sozinha a fazer o serviço? Dize-lhe, pois, que me ajude’. E Jesus lhe dirige uma afetuosa repreensão: ‘Marta, Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas; no entanto, pouca coisa é necessária, até mesmo uma só...’. Equivale a dizer: há valores mais importantes aos quais devemos dar precedência. De qualquer modo, Marta fizera do ensinamento do Mestre um tesouro. Quando da ressurreição de Lázaro, enquanto pedia implicitamente o milagre, faz uma clara profissão de fé na onipotência de Jesus, na futura ressurreição dos mortos e na divindade do Messias. Depois da ressurreição nada mais se conhece sobre as duas irmãs e Lázaro. Este – provavelmente confundido com o homônimo bispo de Aix, na França – é considerado, sem nenhum fundamento histórico, o evangelizador de Marselha, coadjuvado pelas duas irmãs, veneradas nessa cidade. Em lugar disso, a tradição grega faz de Lázaro o primeiro bispo de Kitio, na ilha de Chipre. Marta é a padroeira dos caseiros” (Mario Sgarbosa – Os santos e os beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente – Paulinas).

  Pe. João Bosco Vieira Leite