Quinta, 28 de julho de 2022

(Jr 18,1-6; Sl 145[146]; Mt 13,47-53) 

17ª Semana do Tempo Comum.

“O Reino dos céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo” Mt 13,47.

“O texto de hoje pertence ao conjunto das parábolas sobre o Reino de Deus (Mt 13). Entre as muitas imagens utilizadas, Jesus compara o Reino a uma rede de pesca lançada ao mar e fala sobre a separação dos peixes. Aqui temos um aviso para permanecermos vigilantes: nem todos estão prontos para acolher o Reino e, portanto, sem conversão, corremos o risco de não participarmos da realização da promessa (Mt 13,47-53). O Reino de Deus é o encontro de duas buscas, de duas procuras, de duas vontades. A humanidade busca a felicidade, como o comprador busca a pérola mais preciosa (v. 45-46). Mas Deus também está sempre em busca dos seres humanos, assim como o pescador, todos os dias, lança suas redes ao mar. Os evangelhos falam de pescadores, redes e pescas ao narrar a vocação dos discípulos e tantos outros acontecimentos acerca do Mestre. Não oferecem, porém, apenas uma informação, um dado cultural a respeito daqueles homens. Querem apontar para outra realidade. Querem falar do Senhor que sempre está em nossa busca. Ele é o pescador que, com alegria, avança para águas mais profundas a fim de pescar para si aqueles que ama e deseja salvar, convidando-nos também a ajudá-lo nessa tarefa. Sinto-me em busca de Deus, mas ainda me vejo encantado com o brilho de outras tantas pedras que encontro pelo caminho. Às vezes sinto-me um peixinho perdido na imensidão do mar, nadando ao sabor do acaso.... Se um dia eu encontrar o meu Senhor, certamente esse encontro terá sido muito mais obra dele, que com sua ampla rede acolhe o maior número de desavisados. – Eu te busco de todo o coração, não me deixes afastar dos teus mandamentos. Abre meus olhos para eu contemplar as maravilhas da tua vontade. Evita que meus olhos vejam o que é inútil; dá-me vida, pela tua palavra. Eu pertenço a ti: salva-me! (Sl 119,10.18.37.94)” (Marcos Daniel de Moraes Ramalho – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).   

    Pe. João Bosco Vieira Leite