Segunda, 25 de julho de 2022

(2Cor 4,7-15; Sl 125[126]; Mt 20,20-28) 

São Tiago Maior, apóstolo.

“Trazemos esse tesouro em vaso de barro, para que todos reconheçam que esse poder extraordinário vem de Deus

e não de nós” 1Cor 4,7.

“Paulo tem razão: todo nosso ministério é obra de Deus, um tesouro que Ele compartilha conosco, frágeis criaturas, suscetíveis de tantos males (2Cor 4,7-15). Essa constatação, porém, longe de provocar algum desânimo, enche-nos de gratidão, alegria e esperança. A obra não é nossa, mas sim de Deus (1Cor 3,7). Nós somos apenas um instrumento –e um instrumento muito frágil. A consciência de nossa fragilidade deve despertar em nós a humildade e, também, a gratidão. Humildade porque todo ministério pertence a Deus (2Cor 4,7); é sempre Ele quem realiza tudo em todos (1Cor 12,6). Gratidão porque, mesmo conhecendo nossa fraqueza, Ele quis contar conosco. A consciência de nossa fragilidade nunca deverá ser motivo para a tristeza ou vergonha. Aquele que tem um conceito mais honesto a respeito de si mesmo alcançará a verdadeira alegria em Deus, pois nele depositará sua confiança e nele encontrará sua força. Saberá que não caminha sozinho, mas que sempre poderá contar com a ajuda de Deus que o criou, e com o auxílio dos outros irmãos que caminham na mesma fé. Terá muito mais sabedoria para enfrentar os desafios desse mundo e realizar a obra que lhe foi confiada. E também descobrirá que em seu corpo frágil, destinado à morte, brota a força do ressuscitado, que o conduzirá mais e mais para a plenitude da vida (2Cor 4,10). Compreender tudo isso é profundamente libertador. Aquele que confia demais em si mesmo é um infeliz, que vive imerso nas próprias vaidades e fantasias, distante da realidade e do bom-senso. Por isso devemos buscar sempre essa humildade – para sermos verdadeiramente livres e fortes. – Javé é minha força e meu escudo, nele confia meu coração. Eu fui socorrido, minha carne refloresce, e de todo o coração eu lhe agradeço. Por isso, digo: salva o teu povo, Senhor! Abençoa a tua herança! Apascenta-os e conduze-os para sempre! (Sl 28,7-9) ” (Marcos Daniel de Moraes Ramalho – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite