Segunda, 11 de julho de 2022

(Is 1,10-17; Sl 49[50]; Mt 10,34-11,1) 

15ª Semana do Tempo Comum.

“Quem procura conservar a sua vida vai perde-la. E quem perder a sua vida por causa de mim vai encontrá-la”

Mt 10,39.

“Perder e ganhar é um dilema constante da vida humana. Todos os dias perdemos e ganhamos algo. Nosso time preferido ganha e perde. Há, no entanto, uma perda irreparável – a vida eterna. Não há preocupação geral sobre o assunto e, provavelmente, muitos não estão demonstrando tanto interesse por ele. Quando a ignorância predomina prevalece a liberdade e o desinteresse pelos assuntos religiosos. Procurar a vida no mundo é não se importar com as coisas de Deus. É viver a presente vida centrada nos interesses pessoais. Fácil entender que, concentrando-se em demasia, olhando e vivendo as coisas aqui de baixo, perde-se, inegavelmente, as regalias de cima. Perder a vida não significa viver totalmente `a parte de tudo que aqui está, mas deixar Cristo ser o centro de tudo. Por causa de Cristo perde-se vantagens pessoais, algumas festas, prazeres espúrios, investimentos inadequados e tantas outras coisas ilegais e contrárias à vontade do Pai. De certa forma é uma troca. Não perco algo que julgo importante, porém troco o ruim pelo melhor. Viver o Cristo não é, necessariamente, viver uma vida ascética e longe da sociedade, mas encontrar sentido e razão para cada ato no viver. O amor de Cristo é atrativo. Não tem lero-lero nem gingado sensual. É verdadeiro e sincero. É sacrifício e bondade. É ternura e alegria. É justiça e fé. É esperança e sabedoria. É tudo de melhor que precisamos para viver uma vida digna e respeitosa. É também graça divina. Garante o céu. Por que perder o melhor? Se levarmos em conta aquilo que Cristo fez pela humanidade haveremos de dar créditos maiores ao seu sacrifício e morte. Crer nele é o começo da vida. Agarre a vida e emprenha-te por alcança-la. – Senhor! Neste perde e ganha da vida aprendemos contigo a focar mais as coisas espirituais. Queremos a vida com tua presença. Amém (Arnaldo Hoffmann Filho – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

  Pe. João Bosco Vieira Leite