Sexta, 22 de julho de 2022

(Ct 3,1-4; Sl 62[63]; Jo 20,1-2.11-18) 

Santa Maria Madalena.

“Jesus disse: ‘Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos:

subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” Jo 20,17.

“Maria toca em Jesus. Ela o abraça. Experimenta o seu amor que não se quebrou nem mesmo na morte de Jesus e continuará sempre. Ela gostaria de segurá-lo, como faz a noiva do Cântico dos Cânticos: ‘Seguro-o e não o largo, até tê-lo introduzido na casa de minha mãe” (Ct 3,4). A noiva do Cântico quer levar o amado para a casa de sua mãe. Mas Jesus quer ir para à casa do Pai. Por isso diz a Maria: ‘Não me retenhas, pois eu ainda não subi para o meu Pai’ (20,17). Quando queremos compreender algo, valemo-nos daquilo que conseguimos apreender. Tocar e apreender são as nossas maneiras de compreender. Mas, o ressuscitado ainda não pode ser entendido. Não se trata de um entendimento à maneira do mundo, antes é necessária da fé. O ressuscitado está inalcançável. Não conseguimos pegá-lo. Ele nos remete ao Pai para o qual há de subir. A subida de Jesus para o Pai será a razão da verdadeira união com Jesus” (Anselm Grüm – Jesus: Porta para a Vida – Loyola).  

Pe. João Bosco Vieira Leite