Sábado, 09 de julho de 2022

(Is 6,1-8; Sl 92[93]; Mt 10,24-33) 

14ª Semana do Tempo Comum.

“Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus” Mt 10,32.

“Somos apóstolos do Senhor. Ele nos enviou ao mundo com a missão de tornar conhecido seu Filho. No entanto, se somos apóstolos, devemos viver como tais e agir claramente diante do mundo como verdadeiros emissários de Jesus Cristo. O apóstolo jamais deve temer levar a cumprimento sua missão; é o apóstolo do evangelho, e o evangelho há de pregar-se a todos e em todas as circunstâncias e com todas as consequências. Somos os intérpretes, os intermediários entre Jesus Cristo e o mundo de hoje; somos os encarregados de transmitir o que Jesus disse àquele pequeno grupo de apóstolos, mas que estava destinado aos homens de todos os tempos e lugares. Devemos repeti-lo em sua própria linguagem, transmitir a luz evangélica para sua própria atualidade. Se quisermos salvar o mundo de nossos dias, precisamos sentir como ele, sofrer seus penares, rejeitar as injustiças que está sofrendo. Assim seremos os verdadeiros profetas do Senhor, e falaremos em seu nome, pregaremos o seu evangelho. A missão do apóstolo do Senhor será proclamar abertamente e sem rodeios a mensagem recebida. Ainda que o cumprimento da missão exija muitas vezes coragem e decisão, não há porque temer a perda da vida terrena, adverte Jesus, mas sim perder a vida eterna. E Jesus esclarece que devemos confessá-lo perante os homens e inclusive nos ameaça de negar-nos diante do Pai celestial, se nós não cumprirmos nossa missão de confessá-lo diante dos homens, diante do mundo atual. Nosso testemunho de Jesus aqui na terra e perante os que circundam, assegurar-nos-á uma declaração definitiva sua em favor de nós diante do Pai celestial. Suma tranquilidade para nós: o cristão deixou sua causa em boas mãos. Ninguém será melhor advogado que o Senhor; porém o Senhor necessitará dos elementos que nós lhe proporcionemos para nossa defesa. - Senhor Jesus, que não me envergonhe nunca de ti; tenha sempre a honra de ser teu apóstolo, teu enviado e que sempre cumpra com perfeição o encargo que tu me deste de fazer-te conhecer por todo o mundo. Senhor Jesus, jamais julgue eu a ninguém em sua vida íntima, mas não me deixes arrastar por outras correntes, que não sejam as que brotam do teu santo evangelho (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

Pe. João Bosco Vieira Leite