Sexta, 04 de fevereiro de 2022

(Eclo 47,2-13; 17[18]; Mc 6,14-29) 

4ª Semana do Tempo Comum.

“Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram” Mc 6,29.

“Neste evangelho é-nos narrada a morte do Precursor do Senhor, João Batista. Fala-se primeiramente de sua vida; afirma-se que João era ‘homem justo e santo’; que João tinha sido aprisionado por Herodes, por ser fiel à missão profética de denunciar o mal e a violação da lei onde quer que estivesse, mesmo nas altas esferas do governo. João lança em rosto de Herodes seu pecado e o faz com energia e com grande integridade; a palavra de João acordava os remorsos naquela consciência endurecida. Aquela apóstrofe do Batista ao adúltero Herodes: ‘Não te é permitido ter a mulher de teu irmão’ (v. 18), continua ressoando hoje em múltiplos e variados sentidos e níveis, condenando o mundo por sua injustiça, por sua imoralidade, por sua desonestidade profissional, por sua avareza do dinheiro mal-adquirido, por seu egoísmo. João ensina-nos a liberdade e a integridade, que todo apóstolo deve ter, para corrigir o mal e o pecado sem intenções puramente humanas, ainda que, por dizer a verdade, seja perseguido, molestado, caluniado; há de dar testemunho da verdade, ainda que lhe custe a vida. Mas aqui impõe-se a serenidade do problema real; você como batizado, como cristão comprometido e consagrado, é chamado(a) a ser profeta que proclama, ao mundo corrompido e corruptor, o anúncio da justiça, da moralidade, do direito e dos demais valores do Reino. Você pode dizer verdadeiramente que é profeta e se mostra como tal em seu trabalho, em sua oficina, em sua profissão, perante suas amizades, seus conhecidos, perante seus clientes ou subalternos, perante qualquer um que recorra a você? – Vivência: João Batista foi o Precursor do Senhor, não somente com sua palavra, mas também com sua vida e morte. Consumou sua vida a serviço das exigências do plano de Deus; o serviço ao plano de Deus impõe dedicação total e entrega da própria vida, se for preciso (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave- Maria).

 Pe. João Bosco Vieira Leite