Sábado, 12 de fevereiro de 2022

(1Rs 12,26-32; 13,33-34; Sl 105[106]; Mc 8,1-10) 

5ª Semana do Tempo Comum.

“Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães e deu graças, partiu-os

e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo” Mc 8,6.

“Continuando o percurso de Jesus, observamos que ontem ele abriu os canais do entendimento e hoje alimenta quem escuta o seu chamado. O sete, número sagrado da realização, simboliza a verdadeira essência de Jesus ´Ele é o Pão da Vida, que traz a salvação, plenitude e abundância. A oração ocupa um espaço bastante significativo na vida de Jesus e tem como centro um Pai misericordioso, que sabe da necessidade de seus filhos muito antes que eles possam pedir qualquer coisa. Por isso, Jesus dá graças, ou seja, abençoa o pão, que reconhece como dom do Pai, evoca a ação criadora e vivificante de um Pai que só sabe ser generosidade, amor e benevolência para seus filhos. O amor multiplica, expande, amplia, transborda. Jesus olha com ternura a multidão que não tem o que comer, toma sete pães, dá graças, reparte, e de uma multidão de quatro mil pessoas saciadas, restam sete cestos de pão. Amor é partilha, comunhão, sofrer junto, doação, cuidado e proteção. A força do amor revela a presença de Deus, que se espalha e reina sobre todas as coisas, causando encantamento, felicidade. O amor se deixa transparecer no segredo maravilhoso, que está além do entendimento, mas que pode ser saboreado no gosto do pão. Cada palavra, interpelação, gesto, sinal, cura, milagre, presença, testemunho, vida, sentimento, obediência, gratidão, enfim, absolutamente tudo em Jesus revela o imenso amor do Pai a cada um de nós. Jesus é o rosto do amor e o amor vem ao encontro do ser humano para que ele possa viver a experiência do sagrado através de um caminho de fé. – Vem, Senhor, ao meu encontro. Multiplica em mim a capacidade de ser reflexo do seu amor, bondade e misericórdia. Que eu saiba escolher, cada dia, a atenção cuidadosa para com a vida saborear nela o mistério da partilha, afeto, comunhão, e da perfeição do Amor. Amém!” (Patrícia de Morais Mendes de Souza – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).   

Pe. João Bosco Vieira Leite