Terça, 18 de janeiro de 2022

(1Sm 16,1-13; Sl 88[89]; Mc 2,23-28) 

2ª Semana do Tempo Comum.

“E acrescentou: ‘O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado’” Mc 2,27.

“Você pode até não acreditar na Bíblia e ter suas opiniões particulares. Isso é um direito inegável seu, mas não pode mentir sobre a Bíblia dizendo que ela diz o que não diz e negando o que ela afirma explicitamente. Não pode também distorcer seu sentido fazendo interpretações de conveniência e muito menos falar de ‘sentido original’ se você não conhece nada de exegese, grego e hebraico (as línguas originais da Sagradas Escrituras), ou mentindo sobre aquilo que você nem imagina. Por fim, você pode acreditar no que quiser, mas por uma questão de honestidade intelectual não pode, arrogantemente, repetir por aí o que outros, que nada entendem de Teologia Bíblica, dizem, espalhando inverdades. Honestidade sempre para todos. O sentido bíblico do sábado é descanso e, com ele, o benefício do ser humano. No entanto, muitos religiosos fariseus da época de Cristo o transformaram em um peso no ombro das pessoas comuns. Criaram, através de interpretações e reinterpretações, mil e uma restrições para o sétimo dia. Jesus vem pôr em ordem essa situação e, fazendo uma Teologia correta, deixa claro: o sábado existe para beneficiar e não para escravizar o ser humano! Jesus, rompendo com paradigmas religiosos, chegou a afirmar, para escândalo de muitos: ‘Meu Pai trabalha até agora (era sábado) e eu trabalho também’ (Jo 5,17). Portanto, qualquer ensinamento religioso que desvalorize o ser humano em detrimento de regras e liturgias não tem origem no Pai e deve ser ressignificado, reinterpretado. A fé de Jesus beneficia o ser humano e o liberta para a caridade. Cuidado: ‘Nem todo que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus’ (Mt 7,21). – Amado Jesus, que possamos ser alívio e descanso para o próximo, criando uma civilização de paz, amor, respeito e alegria. Amém” (Sandro Bussinger Sampaio – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

  Pe. João Bosco Vieira Leite