Quarta, 12 de janeiro de 2022

(1Sm 3,1-10.19-20; Sl 39[40]; Mc 1,29-39) 

1ª Semana do Tempo Comum.

“Jesus respondeu: ‘Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali,

pois para isso que eu vim’” Mc 1,28.

“Não devemos competir com ninguém. No universo há abundância para todos. Encontre o seu caminho e prospere nele. Seja corajoso, criativo e inovador em sua área de atuação. Ofereça algo novo, inusitado e prospere. Para tanto, lembre-se de dois princípios: 1) O fato de prosperarmos não impede que outros também o façam, o universo é ilimitado e inesgotável. 2) Seja agradecido: gratidão sincera atrai prosperidade. Mas, quando olho alguns programas religiosos na mídia, fica me parecendo concorrência comercial, desculpem a expressão, mas é o que me parece. Jesus ordenou aos seus seguidores fazer missões: ‘Vamos a outros lugares e aos povoados vizinhos, para pregar também por lá’, mas não disse a seus discípulos para abrirem ‘concorrência’ uns com os outros. É absolutamente inconcebível um discípulo disputando com o outro: ‘Eu fui batizado por Pedro’, ‘Eu por João’, ‘E eu por Paulo’. Teria cabimento? Penso que não. Por isso, repito: no universo há abundância para todos. Uma tradição cristã pode desenvolver sua catequese sem atacar a coirmã. Posso semear o Evangelho ao meu modo sem atacar o modo como você também o faz. Como perguntou Paulo: ‘Acaso Cristo está dividido?’ (1Cor 1,13). Será que só o meu grupo está certo? E certo em tudo? Será que não existe uma outra tradição cristã que acolha melhor aquele irmão que pensa diferente de mim? Temos de levar o Evangelho aos povos, não necessariamente as nossas idiossincrasias. Temos que levar a Boa-nova – o Cristo fez reconciliação entre Deus e todos os seres humanos, mas a forma de cultuar a Deus, gostos pessoais e até mesmo interpretações do texto sacro não podem ser impostos aos outros. Assim sendo, abandonemos o espírito de concorrência e, irmanados, apresentemos o amor de Deus ao próximo. – Jesus, que ordenastes catequizar os povos, que o façamos no teu amor e não nas nossas opiniões particulares. Amém (Sandro Bussinger Sampaio – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite