Sexta, 24 de dezembro de 2021

(Is 62,1-5; Sl 88[89]; At 13,16-17.22-25; Mt 1,1-25) 

Missa da Vigília, à tarde.

“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados” Lc 2,14.

“Hoje é o dia tradicional da ceia de Natal. Tudo preparado, comida encaminhada, a mesa está linda com uma bela toalha com toques de Natal, a carne, o arroz, um pouco de farofa, a salada, a família. Sim, hoje é dia de reunir a todos porque a comemoração é universal e não fica legal estar sozinho na véspera de Natal. E tem o pinheirinho, os enfeites, e melhor: os presentes! No mínimo um amigo secreto para aplacar os gastos. Afinal, em tempos de crise não dá mais para comprar presente para todos. Mas é importante que cada um ganhe o seu. E a festa começa, todos comem, entregam os presentes, se abraçam, desejam um feliz Natal e voltam felizes para suas casas. Mas não faltou nada? Vejo que muitas famílias seguem o ritual desta festa maravilhosa, mas na hora da festa esquecem do principal: de Jesus. Não fazem uma devoção, nem abrem a Bíblia para ler o Evangelho que relata o que nos motiva preparar toda esta festa. Já vi natais frios, e me senti vazio durante e ao terminar a festa. Caro(a) amigo(o): o texto bíblico de hoje (Lc 1,26-38) é um exemplo do que podemos fazer numa noite como esta. A verdadeira festa está no coração. Para que ela aconteça, precisamos enchê-lo da Palavra de Deus: ‘Eis que conceberás e dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo’ (Lc 1,31-32). Só por isso existe o Natal. E no momento de encher o nosso coração, preparar o nosso espírito, esquecemo-nos do principal? Definitivamente muitas famílias não sabem o que estaremos comemorando amanhã. Simplesmente seguem o ritual, uma festa universal. Que o Menino Jesus te ilumine hoje, pois Ele é grande, Ele é altíssimo, que dá sentido à minha e a sua vida. – Querido Jesus, obrigado por vires ao mundo, por nos dar de graça a salvação e pela oportunidade de vivermos esta festa maravilhosa que é o Natal. Amém (Douglas Moacir Flor – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite