Quinta, 9 de dezembro de 2021

(Is 41,13-20; Sl 144[145]; Lc 11,11-15) 

2ª Semana do Advento.

“Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: ‘Não temas; eu te ajudarei’” Is 41,13.

“Em tempos de dúvidas, incertezas e inseguranças diante dos dramáticos acontecimentos da história pessoal e humana é preciso reavivar a fé na presença de Deus. É isso que um profeta anônimo, discípulo de Isaias, procura fazer com seus compatriotas exilados na Babilônia. Eles pensavam que Deus já tinha esquecido deles como seu povo escolhido: ‘Minha sorte está oculta ao Senhor, e meu direito escapa ao controle de meu Deus’ – diziam eles (Is 40,27). Aos desanimados o profeta quer dar a certeza de que Deus se preocupa com seu povo. Lembra que o Deus de seu servo Jacó e de Abraão, seu amigo, antepassados do povo, continuava presente. Jamais perdeu o controle da história. É este Deus que faz surgir Ciro, rei dos persas, contra os babilônios, para libertar seu povo do cativeiro (Is 41,1-8). Os exilados não devem ficar apreensivos, buscando socorro nos ídolos, porque o verdadeiro Deus está com seu povo, para fortalece-lo, ajuda-lo e sustenta-lo. Como mãe carinhosa, tomará seu povo pela mão e dirá’: ‘Eu sou o Senhor teu Deus [...] Não tenhas medo, eu te ajudo’ (41,13). Este mesmo Deus prometeu a seu amigo Abraão abençoar todas as famílias da terra por meio de seus descendentes (Gn 12,3) e cumpriu a promessa enviando seu Filho Jesus como salvador. Assumindo a natureza humana, veio para nos tomar pela mão e nos ajudar, resgatando-nos das amarras do pecado. Ele é um Deus que caminha com seu povo, o Emanuel, o Deus conosco. Nele podemos confiar (Mt 1,23). – Ó Deus, nosso criador! Tu permaneces sempre fiel aos que criastes com amor. Mesmo quando te esquecemos. Tu jamais nos abandonas. Perdoa nossa ingratidão e renova em nós a confiança no teu amor. Que teu Filho Jesus fique conosco para sempre. Amém! (Ludovico Garmus – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite