Sábado, 25 de dezembro de 2021

(Is 52,7-10; Sl 97[98]; Hb 1,1-6; Jo 1,1-18) 

Natal do Senhor – Missa do dia.

“Nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo” Hb 1,2.

“Hoje é o dia! A vida de todos está ligada à história do nascimento de Jesus. Felizes as pessoas que vivem e lembram deste dia pela verdadeira mensagem. Não é o Papai Noel, não são os presentes, não é o peru. Não são estas as peças deste dia de Natal. É Jesus, o Filho de Deus, herdeiro de tudo, nosso salvador e redentor. É este que esquenta o nosso coração, que nos devolveu o sentido da vida e nos livrou da morte e do poder de satanás. Este é o presente de Deus para mim e para você neste dia todo especial. É a mais pura graça que um ser humano pode receber. O escritor da Epístola de Hebreus, escrita por um conhecedor, mostra já no seu início o verdadeiro sentido do nascimento de Jesus: ‘Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o seu resplendor da glória e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da majestade, nas alturas’ (1,1-3). De propósito transcrevi o texto para mostrar que é uma epístola excelente, que com maestria e profundidade fala do sacerdócio de Cristo, com base na Escritura. Neste dia de Natal é impossível não enxergar a transformação que Deus faz no nosso coração. Se até então estávamos condenados por causa dos nossos pecados, incapacitados de pagar pelos nossos erros. Ele envia seu Filho Jesus para pagar nossa conta. É assim que ficamos livres. Basta unicamente a nossa fé no Salvador Jesus. Ele inspira o nosso dia, Ele nos redime com o Pai e mostra a dimensão do seu amor a cada um de nós. Este Natal é que transforma o nosso dia e nos faz criaturas diferentes no mundo em que vivemos. – Num dia como este, não poderia ser melhor a mensagem de amor que recebemos do nosso Pai. Com o coração limpo, tocamos a nossa vida. Amém (Douglas Moacir Flor – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes). 

Pe. João Bosco Vieira Leite