Terça, 27 de julho de 2021

(Ex 33,7-11;34,5-9.28; Sl 102[103]; Mt 13,36-43) 

17ª Semana do Tempo Comum.

“Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça” Mt 13,43.

“Justiça, uma palavra tão desgastada em nosso tempo e que revela simplesmente um lado negativo, que é a injustiça social negando a positividade do significativo da palavra. O fato é que justiça, na Sagrada Escritura, significa que o ser humano deve ter uma imagem da humanidade como a imagem que Deus tem, ou seja, uma relação de comunhão. Podemos até dizer que a justiça caminha por duas vias: a vertical na relação com Deus e a horizontal na relação com os outros. Justo é aquele que vive em comunhão com Deus e com os irmãos, olhando as necessidades de todos e buscando viver o projeto do Pai, o qual foi revelado com clareza pelo Filho e infundido com amor pelo Espírito Santo. Ser justo é viver a entrega de amor, olhando sem reservas aqueles que mais necessitam, é ser boa semente do Reino no meio de tanto joio que está sendo plantado com calúnias, falsidades, egoísmos, avareza, inveja, prepotência e outros pecados mais. Ser justo é ser trigo em meio às confusões do coração humano. Mas na hora da colheita os justos brilharão no Reino do Pai, e o Pai olhará com misericórdia para eles. Este pequenino versículo nos desperta para sermos, uns com os outros, segundo a justiça de Deus, que é amor sem medida e a comunhão fraterna. Se temos os ouvidos atentos a sua Palavra, sermos justos e coerentes com o projeto do Pai. – Deus de justiça e paz, que com tanto carinho sempre foi justo com seu povo sendo fiel à aliança, olhai com carinho para nós e nos ajude a sermos boas sementes plantadas em seu Reino e que usemos de sua justiça para vivermos a comunhão. Assim seja! (Anderson Domingues de Lima – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite