Sábado, 17 de julho de 2021

(Ex 12,37-42; Sl 135[136]; Mt 12,14-21) 

15ª Semana do Tempo Comum.

“Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos.

E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era” Mt 12,15-16.

“A hostilidade dos fariseus crescia pouco a pouco. Jesus seguia com seu ministério, mas insistia para que as pessoas não divulgassem o que Ele fazia, por onde Ele andava (Mt 12,14-21). Talvez não quisesse provocar ainda mais a ira dos seus opositores. Talvez estivesse um pouco incomodado com tanta gente que o procurava apenas em busca de um milagre, mas sem um propósito real de conversão (cf. Jo 6,26). Aliás, transformar o seu ministério num espetáculo, com simples finalidade de agradar ao público, isso era o que menos Jesus queria (Mt 12,38-39). Mesmo suas divergências com alguns membros do farisaísmo não tinham por objetivo conquistar a audiência ou levantar polêmica. Jesus tinha uma mensagem, e isso, para Ele, era o mais importante. Até mesmo os sinais que Ele realizava estavam em função dessa mensagem. Foi o que Ele ensinou aos discípulos (Mt 7,6; 10,11-14; Lc 10,2-11). Com esse texto de Mateus podemos rezar um pouco sobre o modo como vivemos e anunciamos a nossa fé em Cristo. Estamos, realmente, num caminho de conversão, ou ainda somos pessoas curiosas, procurando apenas aquilo que é interessante em sua mensagem? Estamos convencidos do valor de suas palavras e buscamos o nosso amadurecimento humano e espiritual, ou nos preocupamos mais em convencer os outros, criando atritos com aqueles que não nos escutam? Nossas livrarias estão recheadas de publicações a respeito de Jesus e da formação dos evangelhos. Nos canais de televisão, inúmeros programas religiosos disputam a preferência dos fiéis. Nas redes sociais, sites religiosos e debates calorosos surgem a cada semana. No meio de toda essa discussão, quantos, de fato, estão seguindo a voz do Mestre? Quantos realmente assumem a proposta do Reino? – Ensina-me, Senhor, a crescer na fé e na compreensão da tua Palavra. Mas, antes de tudo, ensina-me a servir. Amém (Marcos Daniel de Moraes Ramalho – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes). 

 Pe. João Bosco Vieira Leite