Segunda, 19 de agosto de 2019


(Jz 2,11-19; Sl 105[106]; Mt 19,16-22) 
20ª Semana do Tempo Comum.

“Alguém aproximou-se de Jesus e disse: ‘Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?’”
Mt 19,16.

“Este foi o jovem que quase ficou discípulo de Jesus. Faltou pouco. Mas o pouco que faltou foi por causa do muito que possuía. Ao contrário da vocação dos outros discípulos, em que o Mestre toma a iniciativa e surpreende os chamados, aqui é o jovem que toma a iniciativa. Pelo desembaraço e segurança com que faz a pergunta, parecia que ele tivesse algum trunfo escondido. E tinha. Eram suas riquezas. Com elas pensava possuir também a vida eterna. Era possessivo. Tinha muito, e queria ter mais. Aí esteve o terrível engano. Se tivesse dado suas riquezas aos pobres teria um  tesouro no céu e estaria livre para seguir o Mestre. Poderia estar hoje na ladainha dos apóstolos. Mas por que não quis largar suas riquezas, desapareceu de cena, mergulhou no anonimato, e deve ter morrido triste ‘porque tinha muitas riquezas’. O episódio serviu para Cristo desabafar sua decepção, atestando ser tão difícil um rico entrar no Reino dos Céus. Mas serviu também para transmitir uma lição muito importante. Não é com nossas posses, com nossas capacidades, com nossos trunfos humanos, sejam quais forem, que podemos garantir a vida eterna. Pois é por graça que somos admitidos ao Reino de Deus. Diante do espanto dos discípulos, escutando Jesus a falar da dificuldade dos ricos se salvarem, Jesus amplia o alcance da afirmação, e generaliza a constatação, que nos envolve a todos: o que é impossível para os seres humanos, é possível para Deus. Por isto, o procedimento certo diante de Deus não é advogar nossos méritos ou usar nossos pobres trunfos. Melhor é comparecer diante dele de mãos vazias e coração desprendido de toda e qualquer riqueza. Então estaremos aptos para recebe a vida eterna. – Senhor, invocamos vosso poder misericordioso, que nos livre do apego aos bens desta vida, e nos torne sempre mais prontos a seguir vosso chamado. Amém! (Dom Luís Demétrio Valentini – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite