Sábado, 17 de agosto de 2019


(Js 24,14-19; Sl 15[16]; Mt 19,13-15) 
19ª Semana do Tempo Comum.

“Contudo, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais.
Quanto a mim e à minha família, nós serviremos o Senhor” Js 24,15.

“Vivemos rodeados de deuses. A cada momento somos desafiados a realizar uma escolha. A vida é uma escolha. Como a morte é a grande escolha, e a decisiva escolha. Diante de nós se apresentam os deuses em forma humana. Os ídolos da velocidade. São deuses que parecem ultrapassar o tempo. Os ídolos do esporte atraem multidões, que esquecem o problema da fome, do trabalho, do compromisso familiar e social. Os ídolos da beleza do corpo fazem da indústria dos produtos de beleza um sucesso. Fazem das casas de massagens uma fonte de renda. Os deuses do outro lado do rio são todas as formas de religião que alienam as pessoas. São deuses com promessas de felicidade e de uma vida melhor. São deuses que produzem o prazer físico em abundância, e esquecem que o prazer maior nasce do amor como forma de doação e entrega. São deuses que prometem o sucesso no momento presente, e esquecem que somente vale aquilo que tem sabor de eternidade. No meio de convites e solicitações que desviam a fé aos que seguem Jesus Cristo, o Deus único e verdadeiro, é importante assumir a atitude de Josué: ‘se vocês querem seguir os deuses falsos, podem seguir. Eu e minha família vamos seguir o Deus Verdadeiro e a ele vamos servir’. Essa atitude é necessária hoje. O cristão não pode mais ficar entre várias opções, e nem ficar indiferente. A situação de multiplicidade de deuses o obriga a tomar uma decisão. Que esta decisão seja por Jesus Cristo, o Deus único e verdadeiro. – Senhor Deus, que eu tenha consciência clara de minha fé. Que não me deixe enganar por falsos deuses que a toda hora entram pelos meus olhos e meus ouvidos, e querem mexer com meu coração e minha fé. Que eu te siga, como compromisso do meu batismo e minha convicção que tu és o Deus Vivo e Verdadeiro. Amém” (Wilson João Sperandio – Graças a Deus [1995] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite