Terça, 9 de julho de 2019


(Gn 32,23-33; Sl 16[17]; Mt 9,32-38) 
14ª Semana do Tempo Comum.

“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para sua colheita!” Mt 9,32-38.

“A experiência de Deus deve nos desinstalar. Assim como, em um dado momento, Jesus enviou os discípulos para a missão, hoje também Ele chama cada um de nós para colaborarmos com Ele no anúncio do Reino. Essa lição é importantíssima para quem deseja ser fiel discípulo de Jesus. Jesus iniciou o envio de seus apóstolos proclamando que a messe é grande e os operários são poucos (Mt 9,32-38). Depois ofereceu-lhes uma série de recomendações. Pediu que fossem primeiramente às ovelhas perdidas (Mt 10,6), que curassem os doentes, ressuscitassem os mortos e expulsassem o mal (Mt 10,8). Disse-lhes que anunciassem a paz do Reino com espírito de gratuidade (Mt 10,8), com alegria, cordialidade, confiando no apoio daqueles que também desejam a paz (Mt 10,12-13). Falou para que eles agissem com prudência, mas também com simplicidade, nunca permitindo que a prudência fosse confundida com medo, indiferença ou desprezo pelas pessoas (Mt 10,16). Pediu que confiassem na ação do Espírito, evitando os vícios da oratória, ou a obsessão em querer convencer os interlocutores e os inimigos (Mt 10,19). Disse-lhes que fossem humildes (Mt 10,24) e, principalmente, pediu-lhes que não tivessem medo. A missão proclamada por Jesus permanece válida. Ainda hoje somos chamados a dar continuidade ao trabalho iniciado pelos apóstolos. Infelizmente, o lamento do Mestre permanece atual: poucos são os operários. O exemplo da Igreja missionária, portanto, serve de alerta para que assumamos o compromisso de testemunharmos o Evangelho diante de todos os povos e de todas as criaturas. – Concede-nos, Senhor, a graça missionária de estarmos sempre atentos às necessidades dos que sofrem, dos que têm fome e sede de justiça, e também daqueles que, mesmo não sofrendo a pobreza material, padecem com os males da alma. Amém (Marcos Daniel de Moraes Ramalho – Meditações para o dia a dia[2015] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite