Sábado, 20 de julho de 2019


(Ex 12,37-42; Sl 135[136]; Mt 12,14-21) 
15ª Semana do Tempo Comum.

“Demos graças ao Senhor, porque ele é bom: porque eterno é seu amor! De nós, seu povo humilhado, recordou-se: porque eterno é seu amor! De nossos inimigos libertou-nos: porque eterno é seu amor” Sl 136,1.23-24.

“O salmo 136 começa com ‘Deem graças ao Senhor’. O significado básico da expressão hebraica traduzida por ‘deem graças’ é confessar, não no sentido de confessar pecados, mas reconhecer a grandeza do Senhor. Essa confissão é algo glorioso e não vergonhoso. Dizemos acerca de Deus o que Deus revelou sobre si mesmo em sua Palavra, e bradamos isso a quem quiser ouvir. Agradecemos a Deus por sua grandeza e bondade simplesmente ao declararmos em alegre louvor para Deus a verdade sobre ele mesmo. Deus se agrada desse tipo de adoração porque ele é digno de tudo o que pudermos dizer e muito mais! Esse salmo era entoado como um cântico responsivo. O sacerdote ou líder de adoração no templo começava – ‘Deem graças ao Senhor, porque ele é bom’ (v. 1) – e o povo respondia do mesmo modo a cada nova declaração – ‘O seu amor dura para sempre’ (v. 1). O verso de resposta já foi traduzido de diversas maneiras: sua misericórdia dura para sempre. Seu amor não tem fim, seu amor nunca acaba. Enquanto o líder de adoração explora a história da bondade de Deus desde a criação do mundo, passando pela fuga de Israel da escravidão no Egito ao cuidado com seu povo até o dia em que o cântico era entoado, a resposta é sempre a mesma: o amor de Deus permanece. [...] Alguns estudiosos da tradição judaica acreditam que o salmo 136 era recitado no templo enquanto o cordeiro pascal era imolado. Nos dias de hoje, esse salmo ainda é cantado ou recitado perto do fim da observância judaica da refeição da Páscoa. É possível que o salmo 136 fosse o cântico ou hino que Jesus e seus discípulos cantaram logo após deixarem o Cenáculo, em direção ao jardim do Getsêmani (Mateus 26,30). Se foi, o cântico estava na mente de Jesus ao enfrentar o horror da cruz algumas horas depois. Ele morreu como nossa Páscoa, sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Douglas Connelly – Guia Fácil para entender Salmos – Thomas Nelson Brasil).

 Pe. João Bosco Vieira Leite