Terça, 21 de agosto de 2018


(Ez 28,1-10; Sl Dt 32; Mt 19,23-30) 
20ª Semana do Tempo Comum.

“Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados e perguntaram: ‘Então, quem pode ser salvo?’ Jesus olhou para eles e disse: ‘Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível’” Mt 19,25-26.

“Jesus fala do problema dos ricos. Dos que têm o coração amarrado ao mundo material. Rico é aquele que está preso aos bens materiais, e não tem tempo e nem disposição para viver os valores espirituais. A riqueza que prende o coração humano e não o deixa livre para uma vida espiritual, não o deixa livre para a busca dos valores como: solidariedade, ajuda, vida comunitária, partilha. Não são somente os bens matérias, mas também o comodismo, a vida fácil, o prazer, o interesse pessoal acima do comunitário e social que prende o coração. Tudo o que prende o coração humano e não deixa livre para a única riqueza que é Deus, concretiza a mensagem de Jesus que diz: ‘nenhum rico entra no Reino dos céus’. Este ensinamento de Jesus lembra outra frase do ensinamento da palavra de Deus quando diz: ‘onde está o teu tesouro, ali estará teu coração’. O coração das pessoas, os pensamentos e sentimentos, os interesses e energia, tudo está dirigido pela decisão da escolha. Quem escolhe os bens materiais ou a si mesmo coloca seu coração neste tesouro. É um tesouro frágil que passa com o passar dos tempos. Os apóstolos, que ainda estavam presos às suas redes e barcos, presos a seus interesses, porque seu coração ainda não tinha se decidido por Cristo, se assustaram da proposta. Porém, Jesus faz acreditar na possibilidade de mudança e conversão. Na possibilidade de mudança de tesouro. Deus oferece ocasiões e fatos que mexem com o coração humano. Até uma doença pode tornar-se um instrumento de conversão e de bênção. O importante é crer na força de Deus que está no coração de cada um. – Sei, meu Deus, que meu coração permanece insatisfeito enquanto não repousar em Ti. Sei que a única riqueza que pode saciar minha fome de vida, paz e felicidade, és Tu. Que eu não me perca no meio dos tesouros passageiros. Que passe por eles, me sirva de todos eles para chegar a Ti, único tesouro eterno. Amém (Wilson João Sperandio – Graças a Deus [1995] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite