Sexta, 17 de agosto de 2018


(Ez 16,1-15.60.63; Sl Is 12; Mt 19,3-12) 
19ª Semana do Tempo Comum.

“Jesus respondeu: ‘Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido” Mt 19,11

“É tão fácil generalizar as coisas. Como também é fácil banalizar os fatos e os sentimentos. Há uma tendência de querer colocar todos num denominador comum. Que todos vivam do mesmo jeito. Que todos tomem as mesmas decisões. Que todos sejam instrumentos uns dos outros. Que todos têm que casar. Jesus fala do celibato voluntário. Fala de uma questão muito difícil para seus seguidores e para o mundo de hoje também. Vivemos numa sociedade induzida ao prazer sexual. Tudo é sexo. Palestras sobre sexualidade. Debates sobre o problema das relações sexuais. Sexo nas novelas, nos filmes, nas piadas, nas revistas. É o assunto obrigatório. E quando se toca muito no mesmo assunto é porque ali está o problema. Jesus não estava preocupado com apóstolos casados, com problemas sexuais entre casais, com meninas grávidas. Nada disso ele falou. Jesus Cristo pensa além de todas as banalidades e questões que, os que nada têm a fazer e a conversar, ficam preenchendo o tempo e os programas de debates. Jesus pensa em termos de eternidade. Pensa em termos de Reino dos céus. Em outro momento Ele fala: aqui as pessoas se casam, homens têm mulheres e mulheres têm homens... No Reino dos céus não se pensa em mais nada disso. Todos serão como anjos. Com isso Ele quis ensinar que nada deve nos aprisionar neste mundo. Que a gente viva como solteiro, como casado, como se não estivesse. O importante não é somente o momento presente, mas a eternidade. A maneira eterna de viver. E quem decide por uma vida celibatária, aqui e agora, tem maior compreensão da vida do Reino dos céus. Tudo é passageiro. Tudo é situação provisória. O importante é buscar o eterno. – Senhor Deus, sei e sinto que tudo o que se vive aqui e agora é passageiro. Tudo é imagem pequena e pobre do que seremos. Por isso, ajuda-me a compreender que tudo é relativo, que tudo passa, e que minha vida tem que ser voltada para o Reino da eterna vida. Amém.” (Wilson João Sperandio – Graças a Deus [1995] – Vozes).

  Pe. João Bosco Vieira Leite