Quinta, 30 de agosto de 2018


(1Cor 1,1-9; Sl 144[145]; Mt 24,42-51) 
21ª Semana do Tempo Comum.

“Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor” Mt 24,42.

“Tivemos a ilusão de que viveremos para sempre. Que a morte acontece sempre para os outros. É com esta convicção ou ilusão que vamos vivendo nossos dias sem muito nos preocupar com as realidades espirituais. Colocamos toda a nossa energia na atividade material. Até pensamos que o mundo espiritual, o cuidado com a oração, a caridade, a fé, Deus e o Reino de Deus, podem ficar para nossos anos de velhice, quando nossas forças físicas estão acabando. Jesus Cristo fala para estarmos atentos sempre. Isso não significa medo, nem quer nos induzir ao medo. Deus não é causa de medo. Porém, nos alerta para sermos fiéis a seu amor e à nossa vocação. Vocação que é viver seu plano de vida e amor, de verdade e justiça, de paz e solidariedade em todos os dias de nossa vida. Do nascimento até a morte e a morte como realização plena de nossa vocação. Em cada momento está toda a nossa vida. Não há vidas passadas, presentes ou futuras. Não estamos prendidos no passado, nem vivendo só em possibilidades de futuro. No aqui e agora está a intensidade da vida. No momento do agora deve estar a vida em globalidade. Este é o meu momento pleno e importante. Sou aquilo que sou agora. Não aquilo que fui no passado e nem aquilo que serei. Meu valor está no agora. O que realizarei pode pesar na balança de minha vida, mas o decisivo é o agora. É agora que devo estar na presença de Deus. É no agora que sou eu mesmo. Esse é o chamado que o Cristo faz a todos. Viver este momento como se fosse o último. Vive-lo em intensidade. – Senhor Deus, obrigado pelo meu minuto presente. Obrigado pelo meu segundo atual. Que eu valorize em intensidade. Tu estarás presente n’Ele. Ele é teu. Ele é meu na medida em que o faço Teu. Teu, cheio de vida e amor. Teu, cheio de esperança e decisão para uma vida realizada. Amém”  (Wilson João Sperandio – Graças a Deus [1995] – Vozes).

  Pe. João Bosco Vieira Leite