Sábado, 11 de agosto de 2018


(Hab 1,12—2,4; Sl 9A[9]; Mt 17,14-20) 
18ª Semana do Tempo Comum.

“Jesus respondeu: ‘Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível” Mt 17,20.

“Fico pensando que Jesus Cristo, às vezes, exagera no que diz. Dizer que temos o poder de fazer qualquer coisa é colocar a criatura no nível do Criador, ao nível de Deus. Porém, é um exagero para causar um impacto à nossa preguiça e comodismo. Um impacto para nos acordar de nossa sonolência. Quando os estudos de psicologia e parapsicologia constatam que as pessoas apenas desenvolvem o dez por cento de suas potencialidades, fico convencido que esta constatação é verdadeira. Podemos ser muito mais do que somos. Tudo é uma questão de acreditar nas nossas potencialidades e organizá-las. A educação é um fato importante. Ela pode ser uma libertação das potencialidades, como pode ser uma limitação. Temos um corpo que nos limita. Temos os medos e a insegurança que impedem uma maior evolução. Quando vemos pessoas que fazem coisas maravilhosas ficamos surpresos. Isso deve ser comum. Todos têm esse poder. A vida é poderosa em cada pessoa. Jesus Cristo coloca um desafio perante os apóstolos. Eles se admiravam das maravilhas que Jesus fazia. E ficavam apenas a maravilhar-se. Jesus os acorda dizendo que isso tudo eles também podem fazer. Tudo é questão de fé. Tudo é questão de acreditar no poder que está dentro de nós. E ninguém vai fazer milagres por nós. Cada um tem que ser agente de seu próprio milagre. Em vez de encantar-se com as maravilhas que os outros vão realizando, está na hora de maravilhar-se pelas coisas que cada um pode fazer. Deus está dentro de nós. Seu poder está em nós. Utilizar ou não este poder, acreditar nele, depende de cada um de nós. – Senhor Deus, tu estás dentro de mim. Colocastes dentro de mim o poder que está em Ti. Que eu tome consciência de tua presença, de Teu poder em mim. Que eu faça acontecer as maravilhas pelo poder da fé que está em mim. Desperta-me, Senhor. Amém”  (Wilson João Sperandio – Graças a Deus [1995] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite