Terça, 26 de abril de 2016

(At 14,19-28; Sl 144[145]; Jo 14,27-31) 
5ª Semana da Páscoa.

O trecho que nos é oferecido como 1ª leitura faz parte da liturgia que ouvimos nesse domingo, sendo que foi omitido os versículos que falam sobre o apedrejamento sofrido por Paulo, se bem que tal sofrimento fica subtendido nas palavras que ele dirige aos cristãos nas cidades por onde passa. Se pudéssemos parar um pouco e pensar no quão foi difícil o início da pregação do evangelho, certamente poderíamos compreender a nossa sociedade e sua indiferença e que nosso sofrimento é nada em comparação ao início da pregação, mas será sempre proporcional ao amor que temos por aqueles que gostaríamos que compartilhassem da nossa fé.

Ao desejar a paz aos seus discípulos, antes de sofrer a paixão, Jesus a deixa nesses moldes que o fez seguir adiante em seu sofrimento. Sua paz estava na adesão à vontade do Pai por amor. Talvez essa mesma paz a tenho experimentado Paulo em seus sofrimentos, pois não o vemos reclamar de nada que lhe acontecesse nesse caminho de seguimento que faz a Jesus. Mais tarde ele dirá, Paulo, que completa em sua carne o que faltou à paixão de Cristo... Que Ele nos ouça nesse dia, pois também precisamos dessa paz. Em meio as tribulações que atravessamos nos faça consciente dessa comunhão com os seus sofrimentos para alcançarmos também a vitória de Sua ressurreição em nossa vida. 

Pe. João Bosco Vieira Leite