Sexta, 01 de abril de 2016

(At 4,1-12; Sl 117[118]; Jo 21,1-14) 
Oitava de Páscoa.

Depois da forte impressão deixada pelo milagre e pelas palavras de Pedro, no cenário surge a oposição a pregação de Pedro e dos apóstolos. Pedro é aquele que toma a palavra deixando clara a sua precedência diante do grupo. Seu testemunho é bastante corajoso.

É o mesmo Pedro que toma a decisão de ir pescar, no contexto pós-ressurreição; o evento que se segue com a aparição de Jesus pela terceira vez e a pesca que se sucede fica claro para eles o sentido missionário que essas aparições de Jesus imprimem. Alguns autores dizem que o número de peixes corresponde aos povos até então conhecidos, aos quais eles seriam enviados como a mesma proposta inicial de Jesus quando os convidou a segui-lo: eu vos farei pescadores de homens. O que esteve no início deve estar também no fim. “Depois da pescaria bem-sucedida, João descreve uma cena estranha e misteriosa: o desjejum justo às brasas. Ninguém ousou perguntar a Jesus quem era, pois ‘eles bem sabiam que era o Senhor’(21,12). É a situação da eucaristia. Os cristãos sabem que o próprio Senhor está no meio deles. Não perguntam. Acreditam. E por ser o Senhor que está no meio deles, a manhã cinzenta se transforma num clima de intimidade e amor. No meio de uma terra estranha, surge a sensação de aconchego, no meio da frustração surge a satisfação. Como na eucaristia, Jesus se aproxima, toma o pão e o dá aos seus discípulos. Só que nesse caso o pão não vem acompanhado de vinho, e sim de peixe. Para os antigos, o peixe é a comida da imortalidade. A nossa mortalidade se mistura à sua imortalidade, participamos da vida eterna, imperecível, indestrutível de Deus. Para João, a Ressurreição não acontece em forma de coisas mirabolantes. É nas coisas simples do dia a dia, na refeição em torno do braseiro, que o véu é tirado, de modo que os discípulos podem entrar em contato com a realidade, unindo-se ao fundamento de todo ser, com o Deus de amor” (Anselm Grun, Jesus, porta para a vida). 


João Bosco Vieira Leite