Quarta, 20 de abril de 2016

(At 12,24—13,5; Sl 66[67]; Jo 12,44-50) 
4ª Semana da Páscoa.

Não era só a palavra de Deus que crescia e se espalhava, nos diz a 1ª leitura, também a consciência de um grupo que por seus carismas assumem o papel de liderança, mas sempre guiados pelo Espírito Santo, lembra Lucas, que determinava as tarefas a serem realizadas. Uma Igreja orante está sempre aberta as moções do Espírito para perceber os caminhos de Deus.

O evangelho nos traz um trecho do último discurso de Jesus, dirigido a um grupo de gregos. Aqui Jesus reafirma sua vinda a este mundo sob a condução do Pai, com quem se identifica, como luz para o mundo; a Palavra de Jesus revela o caminho, a prática, o agir cristão. Cristo não julga, apenas nos mostra o caminho, decidir seguir por ele já nos autodetermina em nossas relações com Ele. Jesus chama a atenção não sobre sua pessoa, mas para a Palavra, d’Ele ou do Pai, como uma coisa só, que nos adverte do caminho para a salvação que desejamos.

Nossa oração pode ser de agradecimento pela Palavra que Ele nos dirige e ao mesmo tempo de pedido de uma abertura sempre maior de nosso coração para acolhê-la.

Pe. João Bosco Vieira Leite