Todos os fiéis Defuntos 2023

(Jó 19,1.23-27; Sl 26[27]; Rm 5,5-11; Jo 6,37-40)

1. O dia de hoje desperta em nós o, às vezes negligenciado, pensamento sobre a morte e o morrer. Jó, em seu grito de dor e fé, num tempo em que não havia uma clara certeza da ressurreição, tem a firme esperança de que se encontrará com seu Redentor. O salmo vem como que ao encontro dessa sua fé, como se tal pensamento lhe trouxesse luz ao sofrimento.

2. Para Paulo essa esperança não decepciona, pois o amor de Deus se manifestou a nós no sacrifício redentor de Cristo. Jesus, por sua vez, no evangelho, reafirma, em outras palavras, que Ele é a ressurreição e vida. Pela fé, assim como Jó, atravessado esse ‘vale de lágrimas’, o veremos exatamente como Ele é.

3. Cristo ressuscitado é a melhor e única resposta válida à pergunta sobre a morte. Toda a vida do crente tem relação com Cristo e o seu mistério pascal de vida através, paradoxalmente, da morte. Jesus é a razão última do nosso viver, morrer e esperar como cristãos.

4. Posto que Ele se fez igual a nós, em tudo, também passou pela morte para alcançar a vida eterna. Esse é o itinerário que seu discípulo tem de percorrer. Estamos incorporados n’Ele, na sua morte e ressurreição, por meio do Batismo e dos outros sacramentos da religião cristã, especialmente a Eucaristia. Nos alimentamos com o Pão da vida que é Cristo.

5. Portanto, apesar de toda repulsa ‘natural’ que temos ao pensamento da morte. Ela não tem a última palavra sobre o nosso existir. E a nossa própria rejeição é a melhor prova que não fomos feitos para tal fim. Esses sentimentos se escondem nas palavras de Jó.

6. O pensamento da morte nos vem de maneira indireta, nesses últimos tempos, com os fatos que nos cercam. As guerras, as mudanças acentuadas no clima, ambas arrastando tantas vidas consigo. E nos perguntamos: tudo isso aponta para um fim? Não saberia dizer. A única coisa que saberia dizer é que, independentemente do que nos acontecer, nossa vida segue abrigada nesse mistério que a Palavra nos revela.

7. É nessa comunhão de uma realidade que nos escapa a compreensão, mas da qual não escaparemos, que os poetas talvez sejam os mais sinceros. Não tendo soluções a propor, nos ajudam, ao menos, a tomar consciência da nossa situação.

8. Escolhi esse poema que encontrei na internet. O texto comunga da nossa fé, e é um pequeno hino a amizade e fala de nossas reações diante da morte de alguém que gostamos. Seria o poema que deixaria para todos que me tiveram próximo de alguma forma: (creditado a Vinícius de Morais, Pe. Zezinho e até Chico Xavier...)


Se eu morrer antes de você...


Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo. Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles. Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver. E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase: 'Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus!' Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. Você acredita nessas coisas? Sim??? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito. Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Eu não vou estranhar o céu . . . sabe por que? Porque... Ser seu amigo já é um pedaço dele!

 

Pe. João Bosco Vieira Leite