Terça, 21 de novembro de 2023

(Zc 2,14-17; Sl Lc1; Mt 12,46-50) Apresentação de Nossa Senhora.

“Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão,

minha irmã e minha mãe” Mt 12,50

“Nada diz a Sagrada Escritura sobre a Apresentação de Nossa Senhora Menina ao Templo. Este fato, todavia, fundado em antiga e autorizada tradição, é reconhecido pela Igreja que dele faz objeto de particular festa mariana. Aliás, não é tanto o fato em si mesmo que interessa quanto sua significação que não dá lugar a dúvidas. Desde a primeiríssima idade, deu-se Maria toda a Deus e se dedicou inteiramente ao serviço divino. Imaculada em sua Conceição e, portanto, isenta de qualquer sombra de pecado, abriu-se toda a Deus, disponível à sua Vontade, livre de se dar a ele com toda a força de um amor que desconhece as tardanças, os obstáculos, as alternativas provenientes de uma natureza ferida pelo pecado. A imaculada pureza de Maria, cheia de graça, capacita-a para aderir a tudo o que lhe propõe Deus, a tudo o que lhe agrada. Absolutamente pleno é o dom de si, em Maria: ultrapassa o dom de qualquer outra simples criatura; supera-o apenas o dom do Homem-Deus. Desde o início da existência, Maria foi ‘escrava do Senhor’ (Lc 1,38), a quem amou e serviu com todas as forças. Atitude já longamente vivida foi a resposta de Maria ao Anjo da Anunciação. Realmente, antes de pronunciá-la, ouviu Nossa Senhora estas palavras: ‘Não temas, Maria, pois achastes graça diante de Deus’ (ibidem, 30). À iniciação livre do Altíssimo que a quis Imaculada e cheia de graça, achou nova graça junto do Altíssimo que a escolheu para Mãe de seu divino Filho. Sublime é a grandeza de Maria, mas com tanta simplicidade vivida que não desanima nem oprime ninguém. Ao contrário, atrai e convida todos a seguirem seu exemplo. Recebida no batismo, a Graça sustenta os cristãos na luta contra o pecado. Chama-os, além disso, a conseguir uma pureza imaculada, uma liberdade plena, semelhante à de Maria. Só assim poderão dar, como Nossa Senhora, e com seu auxílio, resposta generosa ao dom de Deus! Pela plena correspondência à Graça, nova graça receberão, que os tornará capazes de uma resposta generosa” (Gabriel de Sta. Maria Madalena, OCD – Intimidade Divina – Loyola).

Pe. João Bosco Vieira Leite