Quinta, 09 de novembro de 2023

(Ez 47,1-2.8-9.12; Sl 45[46]; Jo 2,13-22) Dedicação da Basílica do Latrão.

“Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: ‘O zelo por tua casa me consumirá’” Jo 2,17

“As igrejas são o lugar de reunião dos membros do novo Povo de Deus, que se congregam para rezar juntos. Mas são, sobretudo, um lugar em que encontramos Jesus, real e substancialmente presente na Sagrada Eucaristia; está presente com sua Divindade e com sua Santíssima Humanidade, com seu Corpo e sua Alma. Ali nos vê e nos ouve, e nos socorre como socorria aqueles que chegavam, necessitados, ‘de todas as cidades e aldeia’ (cf. Mc 6,32). Podemos manifestar a Jesus presente no Sacrário todos os nossos anelos e preocupações, as nossas dificuldades e fraquezas, os nossos desejos de amá-lo cada dia mais. O mundo seria muito diferente se Jesus não tivesse ficado entre nós. Como não havemos de amar os nossos templos e oratórios, onde Jesus nos espera? Quantas alegrias não teremos recebido junto do Sacrário! Quantas penas que nos atormentavam não teremos deixado ali! Em quantas ocasiões não teremos voltado à azáfama da vida diária fortalecidos e cheios de esperança, depois de passarmos por uma igreja! Todos os dias, nesses lugares dedicados ao culto e a oração, descem sobre nós incontáveis graças da misericórdia divina. Quando uma pessoa ilustre se hospeda numa casa, seria uma falta de cortesia não atendê-la bem ou fazer caso omisso dela. Somos sempre conscientes de que Jesus é nosso Hóspede aqui na terra, de que necessita das nossas atenções? Examinemos hoje se, ao entrarmos numa igreja, nos dirigimos imediatamente a Jesus no Sacrário, se nos comportamos com a consciência de estarmos num lugar onde Deus habita de modo particular, se as nossas genuflexões diante de Jesus Sacramentado são um verdadeiro ato de fé, se nos alegramos sempre que passamos por uma igreja, onde Cristo se encontra realmente presente. ‘Não te alegras quando descobres no teu caminho habitual, pelas ruas da cidade, outro Sacrário?’ (Josemaria Escrivá, Caminho, n. 270). E continuamos os nossos afazeres com mais alegria e paz” (Francisco Fernandez-Carvajal – Falar com Deus – Vol. 7 – Quadrante).

Pe. João Bosco Vieira Leite