Terça, 31 de outubro de 2023

(Rm 8,18-25; Sl 125[126]; Lc 13,18-21) 30ª Semana do Tempo Comum.

“Mas se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança” Rm 8,25.

“Cedo ou tarde, todos precisaremos nos firmar sobre algo que vá além da realidade da vida humana, ou seja, precisaremos de esperança. Nos escritos paulinos, a esperança se constitui um tema significativo. Das 52 vezes que o termo aprece no Novo Testamento, 35 estão nas cartas do apóstolo. Para ele, a esperança é o que sustenta a vida cristã. E é sobre essa esperança que ele escreve neste contexto (Rm 8,18-25). Trata-se de uma esperança para toda a criação que sofre com as consequências do pecado, mas que, por fim, desfrutará de uma vida nova. E a grande esperança é essa: somos salvos por meio da fé na esperança. O teólogo Oscar Cullmann nos ajuda a compreender um pouco mais na perspectiva do ‘já e ainda não’. O que isso quer dizer? Significa que fomos salvos no passado, em nosso encontro com Cristo; significa que estamos sendo santificados dia após dia. Entretanto, há algo maior que nos espera, algo incomparável e que vai além das nossas expectativas. Trata-se da salvação final, o alvo da vida cristã: essa é nossa esperança; algo que já temos, mas que ainda não vemos, contudo com perseverança esperamos! No grego do Novo Testamento, a esperança (elpís) não carrega em si qualquer incerteza. É algo certo, mas que ainda não se realizou. É uma expectativa confiante da eterna salvação. É isso que Paulo está nos lembrando ao afirmar algo com a certeza da sua chegada. Por isso, não devemos desistir, muito menos perder a esperança. E Paulo ainda adverte como alcançamos tal êxito: por meio da perseverança, termo que às vezes é traduzido por paciência. Perseverança é habilidade de permanecer firme mesmo sob uma grande pressão para desistir de um alvo. A mensagem cristã é ‘não desista!’ Sigamos em frente na esperança que está firmada nas promessas de Cristo e na sua Palavra. – Senhor, não permita que as situações da vida nos façam perder a esperança. Mantém-nos firmes até o dia final! Em nome de Cristo, amém! (Acyr de Gerone Junior – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite