Terça, 03 de outubro de 2023

(Zc 8,20-23; Sl 86[87]; Lc 9,51-56) 26ª Semana do Tempo Comum.

“Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu.

Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém” Lc 9,51.

“O que diferencia o evangelho lucano de seu modelo em Marcos é o chamado ‘Relato da viagem’, que vai de Lucas 9,51 até Lucas 19,27. Nesse relato, Lucas pinta Jesus como aquele que está a caminho para Jerusalém, a cidade na qual deverão se cumprir todas as promessas de Deus. O caminho para Jerusalém, no entanto, é para Jesus também para o sofrimento, a morte e a ressurreição. No seu ‘Relato da viagem’ Lucas descreve o caminho de Jesus como exemplo para o nosso caminho. Jesus é o guia da vida. Ele nos precede. A nossa tarefa consiste em segui-lo. Assim também o nosso caminho há de levar à verdadeira vida. Não apenas no ‘Relato da viagem’, mas em todo o seu evangelho Lucas descreve Jesus como viandante divino. Jesus desce do céu para andar com os homens, e para sempre de novo ser recebido nas suas casas. É um tema tipicamente grego. Os mitos gregos narram sobre deuses que aparecem em forma humana, e visitam os homens a fim de sondar sua mentalidade, e para lhes dar presentes. Lucas retoma esse tema, mas é para transformá-lo. Jesus não examina os humanos; ensina-os e prova-lhes a amorosa atenção de Deus. Em Jesus, é o próprio Deus quem visita os humanos. Já se ouve duas vezes o tema da visita de Deus no hino de Zacarias: ‘Visitou seu povo, preparando-lhe a redenção’ (Lc 1,68); ‘A misericordiosa ternura de nosso Deus há de nos mandar do alto a visita do sol nascente’ (Lc 1,78). Na ressurreição do jovem de Naim o povo reconhece: ‘Um grande profeta se ergueu no meio de nós, e Deus visitou o seu povo’ (Lc 7,16). O sentido literal da palavra ‘episkeptomai’, ‘visitar’, seria ‘ver’, ‘supervisionar’, ‘olhar para’, ‘observar’. Na imaginação dos gregos, portanto, foi em Jesus que Deus veio para a terra, a fim de observar o ser humano mais cuidadosamente, e para lhe proporcionar um horizonte mais amplo. Jesus veio do céu para junto de nós a fim de nos lembrar do nosso núcleo divino. Isso é um tema da filosofia grega. Cada ser humano é uma ideia de Deus. Mas nós obscurecemos e desfiguramos essa ideia. Jesus veio até nós, da parte de Deus, e ele olha para nós, para que nos tornemos novamente capazes de enxergar direito, de descobri em nós o núcleo divino e de entrar assim em contato com nossa verdadeira essência” (Anselm Grüm – Jesus, modelo do ser humano – Loyola).

Pe. João Bosco Vieira Leite