Sexta, 27 de outubro de 2023

(Rm 7,18-25; Sl 118[119]; Lc 12,54-59) 29ª Semana do Tempo Comum.

“Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado,

procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho” Lc 12,58a.

“Jesus demonstra a seus inimigos o fato de que sabem descobrir os tempos e as estações pelos diversos sinais da natureza. Os ouvintes de Jesus, gente do campo ou do mar, sabiam muito bem predizer o bom ou o mau tempo pela experiência do céu ou pela observação dos fenômenos da própria natureza. Mas não sabem chegar ao conhecimento do Reino de Deus, interpretando os sinais dos tempos. Por isso, exorta-os a descobrir na história os sinais de Deus, a fim de ir descobrindo, por esses sinais, a história da salvação. São coisas diferentes: conhecer os sinais dos tempos e saber interpretá-los como sinais da salvação; se chegasse a este último, ver-se-ia o homem obrigado a uma conversão verdadeira, a uma mudança radical de conduta; e o homem tem medo dessa mudança, dessa conversão. A figura do homem que vai ao juiz é equivalente à situação do todo homem diante de Deus. O homem deverá apresentar-se diante de Deus, para prestar-lhe conta dos seus atos, de toda a sua vida; mas ser-lhe-á mais conveniente fazer previamente as pazes com ele pela conversão sincera, pelo profundo arrependimento, a fim de que intervindo a misericórdia de Deus, ao conceder o perdão, não tenha de intervir a justiça. Peça sempre a Deus que purifique seu coração de seus pecados; repita com frequência o ato de contrição e faça com frequência e sem pressa o ato de amor a Deus, que limpará e purificará de sua consciência todas as suas culpas” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

Pe. João Bosco Vieira Leite