Terça, 3 de maio de 2016

(1Cor 15,1-8; Sl 18[19A]; Jo 14,6-14) 
Santos Filipe e Tiago , apóstolos e mártires.

Interrompendo nossa sequência da leitura dos Atos temos um texto de Paulo, seu testemunho da pregação que recebeu dos apóstolos e que ele transmitiu como resultado de uma fé sólida na ressurreição de Cristo que apareceu aos apóstolos e ao próprio Paulo, confirmando a experiência por eles vivida. E assim a fé, o evangelho foi se expandindo pelo incansável trabalho destes homens do Reino. Lembremos de rezar particularmente por todos os que se encontram diretamente envolvidos no trabalho apostólico.

Se Tiago é mencionado no texto de Paulo, Jesus menciona Filipe no evangelho quando lhe fala desse mistério de comunhão que existe entre Ele e o Pai. Realmente, Tiago e Filipe, por crerem em Jesus e se comprometerem com Sua palavra, foram capazes de uma obra ainda que a do homem Jesus, limitada a geografia da Palestina. Mas eles sabiam bem que eram instrumentos de uma força maior que os conduzia, como bem lembrava Paulo. Nessa festa dos apóstolos, lembremos de como Deus se serve de frágeis instrumentos para fazer o Reino acontecer. Coloquemo-nos também em Suas mãos, deixemos que Ele opere a partir de nossa abertura de coração e desejo de servi-lo nas circunstâncias do dia a dia, reafirmando a nossa certeza de que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida de nossa vida.


Pe. João Bosco Vieira Leite