Segunda, 16 de maio de 2016

(Tg 3,13-18; Sl 18[19B] Mc 9,14-29) 
7ª Semana do Tempo Comum.

Retomamos o tempo comum a partir da sétima semana, ano par para a 1ª leitura da celebração semanal. Na sexta e sétima semana lê-se a carta de São Tiago como primeira leitura (nessa passagem entre o Tempo Comum e ciclo pascal, ‘perdemos’ a 6ª semana), mesmo constando como carta apostólica, não é certo que tenha sido o Apóstolo Tiago, identificado como ‘Menor’, o seu autor. O texto parece uma homilia exortativa ou uma espécie de catequese de tom moralista. O autor procura responder à permanente tentação de separar as opções da vida cotidiana, da fé e da expressão religiosa. No trecho de hoje ele nos convida a adquirir uma autêntica ‘sabedoria cristã’ e ai contrapõe as atitudes, sentimentos ou comportamentos que vão denunciar a nossa sabedoria. Quem cultiva a paz dentro de si terá sempre uma atitude conciliadora e assim será capaz de promover a paz.

Retomando a narrativa de Marcos após a transfiguração de Jesus diante dos discípulos, um momento de oração por excelência, temos a cura de um menino epilético. A narrativa é bem detalhada para conduzir a um ensinamento superior: Jesus já havia anunciado a sua paixão e ao mesmo tempo revelado a sua glória, mas ele é também compassivo e misericordioso, pois empregará seu poder para salvar a outros, não si mesmo. Jesus presta ajuda ao menino doente, à fé vacilante do pai, à ignorância dos discípulos: Só quando percebemos na oração que somos filhos e filhas amados de Deus, conseguimos livrar-nos das amarras demoníacas, e a glória de Deus pode resplandecer também em nós.



Pe. João Bosco Vieira Leite