Segunda, 19 de fevereiro do 2024

 

(Lv 19,1-2.11-18; Sl 18[19]; Mt 25,31-46) 1ª Semana da Quaresma.

“Pois eu estava com fome e me deste de comer; eu estava com sede e me deste de beber;

eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes;

eu estava doente e cuidaste de mim, eu estava na prisão e me foste visitar” Mt 25,34-36.

“A questão da salvação acompanha a vida de fé do cristão. Também a preocupação com a perdição. Queremos a salvação, a vida com Deus e em Deus. Tememos nos perder, longe de Deus, dos outros e de nós próprios. E tanto salvação quanto perdição, no olhar do cristão, parecem ser sempre realidades que levam em consideração o relacionamento com o próximo. Não são caminhos possíveis de serem caminhados de modo individual. São caminhos, atitudes comunitárias, assim como nos ensina a fé cristã. Com todo sentido, salvar-se, coma prática do amor, é ter verdadeira saúde. Contudo, esta relação saudável com Deus, com o Deus anunciado por Jesus, o Deus cristão, corre sempre o perigo de se tornar uma relação doente. Isto acontece quando, da gratuidade de nossa prática caritativa, passamos para uma relação de troca com Deus. Ao falar da herança prometida, Jesus insiste neste aspecto: ao fazer o bem necessário, nada de desviar a atenção para outros interesses, mesmo que seja para o próprio Deus. Esta mentalidade, que é uma atitude muito concreta, transforma a caridade numa espécie de investimento. O elogio de Jesus aos ‘benditos do Pai’ destaca, na sutileza de suas palavras, este aspecto: fizeram o bem sem saber que estavam fazendo ao próprio Deus! Deste ‘sem saber’ depende a verdadeira saúde de nossa vida espiritual, pois revela a autenticidade de um amor desinteressado e todo doação. Sem saber, receberão. A vida cristã é uma tarefa diária deste ‘não saber’. Sem privilégios, sem exclusivismos. – Neste dia, Senhor, permita que eu possa, surpreso, descobrir sua presença nos acontecimentos mais normais e cotidianos da vida. Sem saber, que eu faça o bem. E também sem esperar, nem saber, quem sabe ouça de ti: ‘Vide, tomai posse do Reino a vós prometido. Pois, durante sua vida, mesmo sem saber, cuidaste do próprio Deus na pessoa de cada ser humano’. Amém (Adriano Freixo Pinto – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite